De onde vem minha inspiração?

Eu sempre gostei de fotografia, isso é fato. Mas nunca me imaginei fotogrando pessoas, isso tambem é fato.

Eu descobri que sabia fotografar pessoas depois que meus filhos entraram na minha vida, antes deles eram só fotos de viagens, fotos urbanas, de natureza, cotidiano, etc (é só ver o passado do meu flickr para constatar isso). Óbviamente todo mundo hoje em dia que tem filhos gasta o dedo de tanto fotografá-los, ainda mais com a facilidade das câmeras digitais. Comigo não foi diferente… só que acho que com o tempo eu fui me descobrindo, acho que descobri um talento que estava escondido lá dentro de mim. Só que até então eu achava que só sabia fotografar crianças, ou melhor, eu achava que só sabia fotografar os meus filhos.

Quem acompanha o let’s fotografar desde o começo vai lembrar que os meus filhos fizeram parte do primeiro e do segundo post de inauguração do blog… acho que no fundo, no fundo, eu estar aqui hoje fazendo isso tudo é culpa deles. Eles além de serem meus modelos favoritos, meus cobais na hora de testar uma lente, ou uma câmera, ou um acessório novo, eles são a minha fonte de inspiração.

Portanto, esse é o meu segredo, acho que hoje fotografo pessoas desse jeito que vcs veem aqui no blog por culpa deles, da Isabela e do Diego, que são a minha maior fonte de inspiração.

Recentemente venho observado que minha segunda fonte de inspiração na fotografia é a LUZ, pode até parecer óbvio ou estranho falar assim, mas cada vez mais a luz tem influenciando nas minhas fotos, seja a luz natural ou luz artificial… mas como assim a LUZ vai inspirar alguém? A partir do momento que eu descobro uma maneira diferente de usar a luz ao meu favor ela me inspira, a partir do momento que eu tento por instinto usar a luz como o principal elemento da minha foto ela me inspira.

Qual é mesmo o signficado da palavra “fotografia”? Ela vem do grego, fós (luz), grafis (estilo, pincel) ou grafê e significa “Desenhar com a luz”. Entenderam aonde eu queria chegar?

As fotos de hoje, feitas esse final de semana, exemplificam tudo isso que acabei de dizer… usei tudo que mais me inspira na fotografia, meus filhos e a luz… E antes que alguem pergunte, no caso de hoje não tem nenhuma foto usando flash, é tudo luz natural, em algumas no máximo foi usado um rebatedor.

E vc, de onde vem sua inspiração?

facebook comments:

30 Comments on “De onde vem minha inspiração?

  1.  by  lívia.

    você tem filhos lindos, danilo e consequentemente inspiração de sobra.
    parabéns pelas fotos, pelas cores, pela emoção e pelo casal. :)

  2.  by  Debora Albanese

    Fantasticas!!! Realmente eles sao fontes de grandes inspiracoes! Parabens pra vc e para os pequenos.

  3.  by  Ana Paula

    Que filhos lindos você tem! As fotos estão maravilhosas. Me fizeram sorrir. Acho que esse é um grande poder das crianças, não é verdade? Nos fazer sorrir, nos desarmar, nos remeter a nossa essência.
    Com certeza minha inspiração também é minha filhota. Adoro fotografá-la! Quando vejo um lugar bacana já planejo uma sessão de fotos com ela. Quando a vejo fazendo alguma gracinha, já saco a câmera. Quando vou testar equipamento, assim como você, também não é diferente (como dá pra ver meu último post do blog).
    Só tenho que lhe parabenizar pelos filhotes e agradecer a eles por inspirarem esse papai coruja a fazer fotos tão lindas!
    Abraço pra vc e pra toda a família!

  4.  by  Rafa

    Que você era bom fotógrafo eu já sabia, mas que vc tinha caprichado tanto nos filhos é novidade!!!! =D

    Danilo, sempre que eu te apurrinho, e não é pouco, pra ver ainda mais fotos suas por aí, pra ver ainda mais de suas inspirações se tornando respirações alheias, e porque não, te ver totalmente entregue a essa paixão fotográfica, não é somente por ser chata e implicar contigo… é pq realmente as suas fotos enchem o coração de sentimentos, sempre. Sejam as fotos de clientes, ou essas, regadas da tua vida em essência… suas fotos tem vida própria, falam, conversam, manifestam, brincam, conquistam… e tanta gente sem talento por aí fazendo cliente de cobaia, chega a ser um desaforo seu talento estar ainda recluso entre as horas do publicitário!! Brincadeiras a parte, não fico promovendo campanha pra q vc largue tudo, mas quem sabe possa dedicar mais tempo pra essa carreira né?!

    E um beijo pra sua esposa, que arrebentou na produção!! =)

  5.  by  Paula Marcili

    Isso não é um post né Danilo…é quase um poema!
    Lindíssimas imagens, texto idem…parabéns!

  6.  by  Marcie

    As fotos estão sensacionais. E os modelos, fontes de inspiração, belíssimos. Parabéns!

  7.  by  Mércia Castro

    Ah! Que lindos!
    Filhos são sempre a mais linda fonte de inspiração…
    Eu me tornei fotógrafa profissional só por causa do meu filho.
    Parabéns!

  8.  by  Renato dPaula

    Grande Danilo.
    Post sensacional. Fotos fantásticas. Filhos lindos.
    Há pouco escrevi sobre inspiração em meu blog e acho que assim como vc, assim quando a minha Isabela chegar, eu provavelmente ganhe mais uma fonte de inspiração.
    Parabéns pela linda família!
    Forte abraço

  9.  by  Thiago Guedert

    Parabéns pelo post, seus filhos são crianças bem lindas e as fotos estão maravilhosas. Acho que existem dois tipos de fotógrafos: Um que fotografa apenas quando solicitado um trabalho, fora disso muito muito raramente você ve ele com a câmera, a sua experiência acaba se resumindo ao trabalho e dentro dos limites daquele tipo de trabalho, agora no seu caso, você fotografa por amor, no dia-a-dia, registrando seus filhos com arte e dando o melhor de si, apurando ainda mais teu olhar tua técnica e a criatividade, e ainda tem o lado profissional, você faz os dois, eu admiro muito isso, pois fotografia para mim virou um hábito e vejo que para você não é diferente.
    Parabéns
    abraço

  10.  by  Adriano de Almeida

    As fotos ficaram ótimas, agora a última lembrança que tenho do seu filho aqui no blog ele ainda era bem pequenino e agora já está quase um rapaz. Parabéns pelas fotos e pelas suas “fontes de inspiração”.

  11.  by  Carolina Pires

    EU AMEI! amei as suas inspirações e super entendi! Crianças LINDAS e luz LINDA! A Isabela é LINDAAAAAAAA e o homem aranha também!!!!
    PARABÉNS fiquei mais feliz vendo essas fotos :) Obrigada!
    beijo
    carol

  12.  by  erika verginelli | photography

    Que filhos lindos vc tem!!!! Grandes já né? Adorei as fotos e o q vc escreveu tb. Tô no iphone, depois eu volto pra escrever de onde vem a minha inspiração :-)

  13.  by  Camilla Antunes

    Q família mais linda! Isso sem falar na bicicleta q é um charme. Parabéns pelos filhinhos!

  14.  by  Gisela

    Que bela inspirarão vc tem em casa.!! rsrsr
    Me amarro em suas fotos

  15.  by  Cacá Dominiquini

    amei! que crianças mais lindas…
    Deus abençoe sua família!
    show de fotos!
    sucesso sempre!
    beijo
    Cacá
    ;)

  16.  by  Luiza - @maisumaluiza

    Sensacional o seu post, Danilo. E nem preciso dizer, né? As fotos são lindas, como sempre. Você falou no twitter e vim aqui falar da minha inspiração. Meu “produto” é um pouco diferente do seu. Você fotografa, eu escrevo. Mas inspiração é inspiração. Acho que me inspiro por tudo que me traz alguma história. As vezes eu ouço alguma coisa, vejo alguma cena, fico sabendo de algum fato.. e isso vira história na minha cabeça. Pode vir de uma foto como a sua, em que vejo o seu filho com o sorriso conquistado pela câmera e vem na minha cabeça uma história inteira de como foi que você conseguiu fazer ele sorrir pra uma foto. Acho que é isso :)

  17.  by  Karla

    Lindos filhos e belíssimas fotos!!
    Minha inspiração de fotógrafa amadora vem do céu, seja em Sampa ou qualquer outro lugar http://ceudesaopaulo.wordpress.com
    Mas tb tenho fotografado os sobrinhos e agora a irmã grávida : )

  18.  by  Luciana Aith

    Belas inspirações e belos retratos heim?
    Lindos demais seus filhos, parabéns!
    O que me inspira são justamente as pessoas e suas histórias… eu sempre amei fotografar gente!
    Que legal que ficou a bicicletinha! E que vontade de apertar o Diego, fofo DEMAIS! E a Isabela está uma verdadeira fada na última foto :-)
    Bjs
    Lu
    Obs: Achei o Diego bem parecido com vc!

  19.  by  Daniela lamarao

    Que fotos mais lindas ! Lindo o que vc escreveu tb. Assim como vc, minha inspiração vem dos meus filhotes e foi através deles que a fotografia despertou e se” instalou” em mim . Parabens . Bjs

  20.  by  Maria Ângela Felício

    Danilo, Boa noite,

    Amei, amei, amei as fotos.Transmitem alegria e encantamento com a vida.abraços,
    Ângela

  21.  by  Geovanna Sobrinho

    Seus filhos são lindos! Nessa foto que sua filha está de capacete parece que ela tá falando: “Pai, cresci!”

    Haha, bjs

  22.  by  Flavio Chan

    Bom, acho que todo mundo dos comentários acima já devem ter falado que seus filhos são lindos e que as fotos também. Mesmo assim, vou reforçar… hehehe Parabéns!

    Abraço!

  23.  by  Nilma Roza

    Adrei suas fotos das crianças, tenho netinhos e gostaria de fazer fotos dele assim estou começando minha camera é a D90 da nikon consigo fazer boas fotos tbm não essa luz é o flash, ainda não possuo, mais é necesario não é , alem do da camera? Parabens

  24.  by  Laura

    QUE LIIINDAS ESSAS FOTOS!!!
    Seus filhos são muito fofos; que bom que têm um papai fotógrafo (e QUE fotógrafo) pra registrar toda essa beleza! ^^

  25.  by  Mari Well

    Ahá! com essas inspirações tudo se encaixa! Que filhos lindos vc tem, Let´s! Eles não precisam de luz…só o olhar de cada um deles ilumina qualquer foto.
    Linda familia, parabéns!

    beijoss

  26.  by  Fabiana

    Baita inspiração né não!? Show!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>