fbpx
MENU

      Escolher um fotógrafo de casamento não é uma tarefa simples, são tantas coisas envolvidas que é necessário tomar um cuidado especial para escolher quem vai deixar registrado um dos dias mais importantes da sua vida.

      A emoção de um pai que vê, pela primeira vez, a filha vestida de noiva. A entrada da noiva sob o ponto de vista do noivo. O momento do beijo. São imagens do dia do casamento que, sem dúvida, queremos guardar na memória. A fotografia tem esse papel de congelar momentos, espaços, e de ser para sempre um recurso que ajuda a nos transportar de volta para determinado instante de tempo.

      Por essa razão, a escolha do profissional que irá registrar o grande dia é uma das decisões mais importantes de todas as que envolvem o processo de organizar de um casamento. Você pode até dizer que eu, como fotógrafo de casamento, sou suspeito para falar sobre isso. É verdade.  

      Porém, há de concordar que essa definição requer que seja estabelecida uma relação de total confiança entre os noivos e o profissional que será responsável por registrar as lembranças de um dos dias mais emocionantes da vida. Portanto, essa escolha não é mesmo uma tarefa fácil.

      Por isso, como profissional da área, quero lhe ajudar a estabelecer os critérios que que precisam ser avaliados na contratação do responsável pela fotografia. Veja neste artigo as principais dicas de como escolher fotógrafo de casamento

      Procure pelo estilo que você se identifica

      Esse é o primeiro passo. Pode ser que você já tenha na cabeça alguns profissionais que admira, acompanha e gosta do trabalho. Ou tenha tido recomendações de amigos, familiares e assessora(e)s.

      Mas, você compreende com qual estilo de fotografia de casamento você mais se identifica?

      Pode ser algo que não sabia, não tenha notado ou parado para pensar: existem muitos estilos de fotografia de casamento. Vou explicar um pouco os três principais:

      Fotojornalismo

      Nesse estilo, o fotógrafo busca contar uma história através das fotos, como acontece em uma reportagem. Assim, momentos, emoções e reações espontâneas são capturados. Não há fotos posadas. Se você não gosta e não tem paciência para o protocolo das fotografias tradicionais, esse estilo pode ser uma boa opção. Esse estilo, hoje em dia, também é chamado de fotografia documental.

       Dicas de como escolher o fotógrafo do seu casamento
       Dicas de como escolher o fotógrafo do seu casamento

      Tradicional/Clássico

      No passado, esse era o estilo padrão da fotografia de casamento. É só pensar no álbum dos seus pais ou avós. São fotos elaboradas, posadas, em que há todo um direcionamento por parte do fotógrafo e sua equipe. Mas não pense que esse é um estilo ultrapassado, ainda hoje é um dos mais requisitados. É clássico e atemporal. 

       Dicas de como escolher o fotógrafo do seu casamento
       Dicas de como escolher o fotógrafo do seu casamento

      Contemporâneo

      É um estilo de fotografia em que predominam fotos mais artísticas, com um tom de editorial de revista, e geralmente é um registro mesclado com fotojornalismo. É legal para casais que curtem uma abordagem mais artística, conceitos criativos desenvolvidos especialmente para a ocasião e a singularidade de imagens únicas e diferentes. 

       Dicas de como escolher o fotógrafo do seu casamento
       Dicas de como escolher o fotógrafo do seu casamento

      Tenha em mente que muitos fotógrafos não trabalham com somente um estilo. Geralmente incorporam todos eles em seus trabalhos, conforme suas referências e experiência. Mas é importante entender qual estilo e tipo de registro que mais lhe agrada. 

      Qual estilo de fotógrafo de casamento eu devo escolher?

      Eu particularmente acredito que um bom fotógrafo de casamento tem que saber dosar todos os estilos. Esse para mim seria o fotógrafo ideal, o fotógrafo completo.

      Um casamento é tão rico de momentos, detalhes e histórias que diria que é impossível alguém ser 100% do tempo classificado como um fotógrafo tradicional, fotojornalista ou contemporâneo.

      Eu diria que se algum fotógrafo é dedicado 100% a um estilo, ele já está ultrapassado. A fotografia evoluiu muito nos últimos anos e os casamentos também, a maneira de as pessoas consumirem a fotografia também mudou.

      Obviamente muitos fotógrafos de casamento terão uma tendência maior para cada estilo, mas repito o que disse alguns parágrafos acima, procure pelo fotógrafo completo, afinal de contas em um casamento existe o momento de ter fotos documentais, existe o momento de ter fotos tradicionais e existem também o momento para o fotógrafo explorar sua criatividade.

      Com certeza você vai perceber uma tendência maior para cada estilo de fotografia no trabalho de cada fotógrafo, aí cabe a você escolher com o qual se identifica mais ou considera mais importante.

      Uma dica que eu dou para descobrir qual o estilo de fotografia que você mais se identifica é usar o Pinterest. Faça uma busca de fotografias de casamento e salve as que mais gosta e enchem seus olhos. As que você se imagina nelas. Em algum momento você vai perceber um padrão e um ou dois estilos irão se sobressair. Assim vai entender o que é importante para você em termos de registro de casamento e ter referências do que espera para o seu dia.  

      Se você ainda não usa o Pinterest, confira esse artigo que fiz para ajudá-la a como usar o Pinterest para organizar casamento.

       Dicas de como escolher o fotógrafo do seu casamento

      Defina o orçamento destinado à fotografia

      Para estipular o valor que será investido no fotógrafo o que aconselho é que os casais conversem e discutam a importância da fotografia do casamento para eles. Para muitas pessoas ela é primordial e de extrema relevância entre todos os aspectos que envolvem o casamento. Tem valor imensurável. Afinal, serão as lembranças de um dia muito importante. 

      Saiba que há diversos valores no mercado, vários tipos de profissionais, com pouca e muita experiência. Entenda que vários fatores influenciam no resultado final do trabalho, como estudo, profissionalismo, sensibilidade, experiência e uso de equipamentos de qualidade. E isso não é barato

      Valor é diferente de preço, por isso se busca qualidade e desconfie de ofertas muito discrepantes do que geralmente é cobrado no mercado. Você pode estar “comprando gato por lebre” e lembre-se que o tempo não volta, portanto, é fundamental saber como escolher bem o fotógrafo de casamento.

      No artigo que escrevi sobre quanto custa um fotógrafo de casamento? eu me aprofundo mais nesse assunto e dou dicas importantes que você deve considerar na hora de definir o orçamento dedicado ao fotógrafo do seu casamento.

       Dicas de como escolher o fotógrafo do seu casamento

      Pesquise os fotógrafos de casamento do mercado 

      Definido o orçamento, a próxima etapa é pesquisar. Visite os sites, que geralmente têm muita informação e fotos de trabalhos anteriores. Assim, você poderá ter uma amostra rápida do portfólio do fotógrafo. Aliás, um bom profissional terá um website atualizado e bem cuidado. É uma dica para evitar amadores. 

      Veja a reputação, pegue recomendações com assessorias, busque referências, tenha o feedback de outros noivos. Analise os comentários nas redes sociais e veja como o profissional (e sua equipe) respondem os clientes para avaliar o atendimento prestado. 

      É importante também entender, por meio do trabalho apresentado, se o fotógrafo faz o seu estilo e está em sintonia com o que você quer. Identificação é fundamental. Bons profissionais são versáteis e flexíveis, mas é interessante ter em mente que cada um tem seu estilo de trabalho, que nem sempre corresponde ao que você deseja.  

      Dica importante na hora de fazer sua pesquisa, cuidado com o Instagram

      Pode soar estranho isso que vou dizer para você, mas ter um feed bonito no Instagram é muito fácil, todo fotógrafo tem a obrigação de no mínimo ter um feed bonito. Só que a fotografia de casamento não pode ser resumida a apenas esse fator.

      Por isso eu sempre digo em meus textos e diretamente para minhas noivas, é extremamente importante que você veja história de casamentos mais completas, para ver todos os detalhes de um casamento e ter uma noção melhor do estilo daquele fotógrafo.

      Isso você pode conferir através de um slideshow, de um álbum de casamento, de uma galeria online, ou até mesmo através de um post no blog em que o fotógrafo publica mais fotos de um mesmo casamento.

      Quer uma dica preciosa? Ao ver uma foto que você gostou, peça ao fotógrafo para ver o casamento completo daquela foto.

      Não se deixe enganar por um perfil de Instagram bonito.

       Dicas de como escolher o fotógrafo do seu casamento

      Fotógrafo de casamento ou empresa de foto e vídeo (produtoras)?

      Aqui a gente entra em uma dúvida muito comum entre alguns casais, então vamos falar um pouco sobre essa questão.

      Antigamente era muito comum empresas de foto e vídeo que ofereciam os dois serviços e os noivos não precisavam mais se preocupar com esses itens do casamento.

      Hoje em dia mudou muito o estilo dos profissionais que atuam na área de fotografia e vídeo para casamentos. Nos últimos anos tanto a fotografia quanto o vídeo evoluíram muito, e nesse tempo começou a aparecer os especialistas em cada área.

      A principal vantagem das produtoras de foto e vídeo é a comodidade de contratar dois serviços em um só local, e principalmente os preços. Afinal de contas eles são empresas que vão gerenciar e contratar fotógrafos e videomakers freelancers para fazer a cobertura do seu casamento. 

      São pessoas que recebem um cachê para ir fazer a cobertura do seu casamento sem ter nenhum contato prévio com você anteriormente, na maioria das vezes as fotos que você viu na reunião ou no portfólio da empresa não são do fotógrafo que vai estar no seu casamento.

      São pessoas capacitadas mas que muitas vezes não chegam a criar nenhum vínculo com o casal, vocês só vão conhecer e ter contato com esses profissionais apenas no dia do seu casamento.

      Já cheguei a presenciar uma cena que me deixou assustado. Uma vez um casal me contratou para ser o fotógrafo do casamento e contratou uma produtora para fazer o vídeo do casamento (nesse caso eles conseguiram contratar só vídeo da empresa). Quando o videomaker chegou ele me perguntou: “como é o nome da noiva?”

      Eu gosto muito de uma frase que um amigo fotógrafo me disse:

      “As produtoras são a industria, nós somos artesões”

      Os artesões são mais caros? 

      Sim, justamente por serem especialistas no que fazem e principalmente por se envolverem em todas as partes do processo. Você vai conhecer o seu fotógrafo na reunião e ele vai estar com você antes, durante e depois do seu casamento, cuidando de cada detalhe pessoalmente.

      O resultado final se justifica, não estamos falando aqui apenas de um serviço técnico, estamos falando de fotografia com valor histórico, emocional e artística que você vai guardar para a vida toda. E isso tudo você só vai ter com alguém que se envolve com todas as partes do processo, que te chama pelo nome, e às vezes até pelo seu apelido.

      Os artesões são artistas. 

      E agora, quem você vai escolher, um fotógrafo e um videomaker para o seu casamento, ou uma produtora de foto e vídeo?

      Uma última observação para não parecer que estou generalizando. Existem fotógrafos e videomakers que criam empresas juntos para oferecer os dois serviços agregados aos clientes. No caso em que os próprios profissionais participam de todos os processos e estão presentes nos casamentos, eles não são considerados uma produtora. São dois artesões que se uniram em busca de oferecer um trabalho diferenciado.

       Dicas de como escolher o fotógrafo do seu casamento

      Marque reuniões e tire todas as dúvidas

      Depois de muita pesquisa e após pré-selecionar dois ou três favoritos, é hora de marcar uma reunião presencial com cada um deles. 

      A entrevista pessoal, além de outros fatores, ajuda a perceber se há conexão entre o fotógrafo e os noivos e assim estabelecer uma relação de confiança. Vocês se sentem confortáveis? Há uma identificação? Ele está em sintonia com o que o casal quer para o registro do casamento?

      Outro intuito da reunião é que todas as dúvidas sejam sanadas e esclarecidas. Prepare uma lista de perguntas. Não tenha medo de questionar. Nós, fotógrafos, temos ciência que essa é uma decisão extremamente importante e estamos acostumados com muitas perguntas. O importante é não ficar nenhuma dúvida.  

      Se você não sabe nem por onde começar a perguntar, deixo uma sugestão de questionamentos que você pode fazer para avaliar e compreender se determinado profissional será mesmo a sua melhor escolha: 

      • Como é a dinâmica de trabalho? Como costuma atuar?
      • Trabalha sozinho ou com assistente?
      • Há um “back-up plan” ou plano B para o caso de algum imprevisto? Como funciona?
      • O que está incluso no preço?
      • Como é a pós-produção? E prazos e formas de entrega?
      • Quantas horas de trabalho estão incluídas? Quanto tempo dura o serviço?
      • Tem equipamento de backup caso ocorra algum imprevisto no dia?

      Além das perguntas, sugiro também compartilhar no encontro referências de imagens que você gosta para ele ter uma ideia da sua visão e assim alinhar as expectativas. Lembra da dica de como usar o Pinterest para organizar seu casamento?

      Peça também para ver álbuns de casamento finalizados para conferir a qualidade da impressão das fotos e avaliar a consistência do trabalho. Isso é muito importante. 

       Dicas de como escolher o fotógrafo do seu casamento

      Dicas finais de como escolher o fotógrafo de casamento

      Uma outra dica que ajuda a constatar se haverá ou não afinidade entre o fotógrafo e casal no dia do casamento é o agendamento/contratação de um ensaio pré wedding, ou ensaio pré casamento como alguns dizem. Assim, além de se conhecerem melhor, cria-se intimidade e tudo tende a fluir com mais naturalidade. Vocês passarão um dia juntos antes do casamento, o que é interessante para uma boa conexão.   

      Essas são as minhas melhores indicações sobre como escolher o fotógrafo de casamento. Espero que ajudem e caso ainda haja alguma dúvida, fique à vontade para perguntar me enviando um email ou um Whastsapp. Será um prazer responder! Boa sorte!

       Dicas de como escolher o fotógrafo do seu casamento
      Compartilhe no Pinterest

      Open chat