fbpx
MENU

Este guia completo de como organizar um casamento foi pensado em você que está no começo dessa jornada e está entrando em um universo de milhões de coisas que você tem para ver, escolher e organizar para a festa do seu casamento.

Com mais de 10 anos nesse mercado e depois de ter fotografado mais de 300 casamentos, achei que estava na hora de reunir em um só lugar todas as minhas dicas e observações sobre esse momento tão especial na vida dos noivos. Queria ajudar com a visão de quem já passou pela experiência de casar, e principalmente pela visão de um fotógrafo de casamento que tem a oportunidade de observar de perto o que muitas noivas passam.

Imagino que se você chegou até esse post, provavelmente deve ter acabado de ser pedida de em casamento e está se questionando: e agora? Por onde começar?

Em primeiro lugar, parabéns por esse momento tão especial que você está vivendo. E logo de cara já vou te dar a primeira dica:

Aproveite cada momento antes, durante, e depois. Aproveite cada parte do planejamento do seu casamento. Essa fase pode ser trabalhosa e exaustiva, mas você vai precisar passar por tudo isso para chegar no dia do seu casamento e se sentir realizada com tudo que você planejou.

Veja todos assuntos que você vai encontrar neste post para ajudá-la a organizar seu casamento.

 Guia completo de como organizar um casamento

Por onde começar?

Sendo uma festa de casamento grande ou pequena, organizar um casamento não é tarefa das mais simples. São muitos detalhes, muitos itens para definir, uma série de decisões para tomar. Por isso, é normal ficar um pouco perdida no início.

Mas, com organização e um Checklist bem definido, o processo de organizar uma festa de casamento pode ser tranquilo e prazeroso, no qual é possível curtir todas as etapas.

Aproveite para fazer download deste checklist de casamento que preparei para te ajudar a deixar suas vida um pouco mais organizada nesse momento.

Minha intenção com este post é te ajudar a entender todos os passos do planejamento do seu casamento. Como uma espécie de guia, você vai descobrir o que definir primeiro, elencar as prioridades e quais aspectos observar ao escolher os fornecedores do grande dia.

Aproveite a leitura e confira!

 Guia completo de como organizar um casamento

Escolha o estilo do casamento

A primeira coisa a se fazer, sem dúvida, é escolher a data e definir o estilo do seu casamento.

Vai ser um casamento clássico como este Casamento na Casa Petra com cerimônia na Igreja Nossa Senhora do Brasil, ou um casamento descolado como este Casamento no Palácio dos Cedros?

Será um festão à noite para muitos convidados em um grande espaço de eventos ou será um Mini Wedding ou um Destination Wedding só para familiares ou amigos mais íntimos?

Vai ser um casamento na praia mais descontraído ou será um casamento no campo no final da tarde?

E casar no domingo, já pensou nesta possibilidade? Escolher domingo para casar é uma ótima opção para economizar e fazer uma festa diferente, fora do tradicional. Confira neste outro artigo que escrevi as principais vantagens de se casar no domingo.

São muitas opções, eu sei. Mas independentemente do seu desejo, saiba que essas decisões vão influenciar as próximas etapas para organizar seu casamento.

 Guia completo de como organizar um casamento

Casamento na praia

 Guia completo de como organizar um casamento

Casamento na Igreja

Use o Pinterest para organizar casamento

Se você ainda não conhece o Pinterest, a hora é agora. Além de ser uma grande fonte de inspiração, ele pode ser a sua pastinha de referências virtual para se abastecer de ideias e consultar quando quiser enquanto estiver organizando seu casamento.

Acho o Pinterest tão bacana e tão prático para quem está coletando referências para o casamento que preparei um post exclusivo sobre ele aonde explico melhor o que é o Pinterest e como ele funciona.

Então vamos lá, visitem também esse artigo para saber como usar o Pinterest para organizar casamento, e divirtam-se!

 Guia completo de como organizar um casamento

Escolha a data do casamento

Quanto a data, tente não se prender a datas importantes para vocês. Eu sei que às vezes tem aquela data que tem algum significado especial, mas isso pode acabar limitando um pouco suas escolhas. Comece definindo o mês para que te dê uma margem maior de escolha na hora de procurar os espaços de eventos ou igrejas.

Quanto as igrejas, tome um cuidado especial. Isso porque muitas igrejas são concorridas e têm datas agendadas com bastante antecedência. 

É recomendado também fazer uma sondagem com seus fornecedores favoritos. Se você tem um maquiador de confiança, a preferência por determinado fotógrafo de casamento (Oi! falou comigo?), ou admira o trabalho de qualquer outro profissional, é bom checar como está a agenda dele para determinada época.

Coloque na sua cabeça que um bom profissional costuma ser agendado aproximadamente com 1 ano de antecedência. Assim você garante que, a princípio, ele estará disponível para a data que você tem em mente.

 Guia completo de como organizar um casamento
Casamento no campo

Defina o orçamento

Qual valor você e seu noivo estão dispostos a desembolsar para a realização da festa? Essa é uma decisão importante e fundamental para determinar o tamanho do evento e fazer um bom planejamento de gastos. Estejam preparados para serem flexíveis já que ao longo do caminho vocês vão descobrir coisas que vocês nem imaginavam que gostariam de ter no seu casamento.

Além disso, saiba que a definição do orçamento vai influenciar em várias outras decisões, como o número de convidados, cardápio, bebidas, lembrancinhas, por exemplo. As possibilidades de detalhes em uma festa de casamento são infinitas. Se deixar, vai longe! Uma coisa leva a outra e, quando se dá conta, torna-se algo bem além do planejado.

Por isso, é importante que você entenda o que é prioridade para você, o que não pode faltar de jeito nenhum e o que é essencial. Assim, será mais fácil abrir mão de algo que não está de acordo com o orçamento previsto.

Vou dar um exemplo, eu escrevi um artigo pra falar Quanto Custa um Fotógrafo de Casamento e vou reproduzir aqui um trechinho do que é muito comum acontecer na hora de fazer o levantamento de custos com seus fornecedores.

“…Aí começam as pesquisas.
– Amor, olha esse fotógrafo que eu encontrei, são as fotos dos meus sonhos.
– É muito caro, não está dentro do nosso budget, vamos ver mais.
– Olha esse amor, este está dentro do budget que colocamos na nossa planilha.
– Não gostei.
Nesse momento alguns percebem que para ter um bom fotógrafo é preciso ser flexível. Talvez essa planilha não esteja considerando que as fotos tem uma relação de custo x benefício diferente, e isso muitas vezes é visível logo de cara.”

Esse texto pode parecer brincadeira, mas ele é serio, clique em Quanto Custa um Fotógrafo de Casamento para continuar lendo.

 Guia completo de como organizar um casamento

Cuidado com o BV na hora de organizar seu casamento

Mas o que é BV?

Bônus por venda, esse é e significo desta palavrinha muito conhecida pelo mercado publicitário, em que as agências de publicidade recebem um bônus proporcional ao investimento do cliente por anunciar em um determinado veículo de mídia.

Nossa, mas o que o BV tem haver com casamentos?

O problema é que o mercado de casamentos importou essa prática de uma maneira não tão ética, em que assessores (ou outros fornecedores) cobram BV sem que os casais tenham conhecimento. E é exatamente ai que está o problema, isso acontece de uma maneira obscura e sem transparência.

Esse assunto é tão delicado que pouca gente fala sobre esse assunto. Mas eu não poderia deixar de falar, porque da maneira que ele é feito ele vai contra todos meus princípios.

Essa talvez seja a melhor dica que eu possa te dar para você economizar na hora de organizar seu casamento.

Esse assunto é um pouco complexo, portanto recomendo que você leia essa matéria sobre o BV Oculto no Mercado de Casamentos publicado pelo blog de casamentos Mariée, veja o que você vai encontrar lá:

  • O que é o BV nas suas origens?
  • Onde que essa prática começou a fazer sentido em um evento?
  • O que nossos fornecedores acham do assunto?
  • O que a lei diz?
  • Como saber se estou sendo cobrada?
 Guia completo de como organizar um casamento

Minha opinião pessoal sobre o BV

Acho que já ficou claro mas vale reforçar. Sou contra essa prática da maneira que é feita. Todas pessoas que me indicam não tem nenhum tipo de interesse financeiro envolvido, são pessoas sérias que indicam pela qualidade do meu trabalho e que acreditam que seja o melhor para o estilo daquele casal.

Da mesma maneira, só indico pessoas (empresas) de qualidade em que eu confio e que sejam profissionais naquilo que prestam a fazer.

Já perdi muitos clientes por deixar claro minha opinião, e por não querer fazer parte de “esquemas”, mas prefiro trabalhar com ética e clareza com um preço justo, sem “gordura” para agradar essas pessoas e consequentemente encarecer o evento dos meus clientes. Porque no final quem vai pagar essa conta são eles.

Indicação de fornecedores é coisa séria. E isso pode afetar diretamente o seu orçamento na hora de programar seu casamento.

 Guia completo de como organizar um casamento

Contrate uma assessora de casamento

Você pode, claro, fazer toda a organização do casamento sozinha. Mas lembre-se que são muitos detalhes para coordenar. Por isso, considere ter auxílio e contratar uma assessoria especializada. Uma boa assessora (cerimonialista) tem experiência e pode indicar bons fornecedores. Elas sabem, melhor do que qualquer um, como realizar um casamento.

Muito provavelmente, ela terá as melhores referências do mercado para recomendar conforme o seu orçamento, saberá informar quais profissionais tem boa reputação e prestam um bom serviço. Ao contar com uma assessoria, você poupa tempo e se livra de ficar “batendo cabeça”, uma vez que ela tem todo o know how de como planejar um evento de maneira otimizada e eficiente.

 Guia completo de como organizar um casamento

Dica de assessora

Eu sei que a escolha de uma assessora de casamento não é uma tarefa fácil, então resolvi pedir uma ajudinha pra elas. Perguntei para a assessora de casamento Mari Dedivitis, o que é essencial na hora de escolher uma assessora de casamento? 

“Além do profissionalismo, e aqui estou falando de uma empresa capacitada, com uma estrutura para atender eventos, com experiência na área, que tenha uma equipe treinada, sim uma “ equipe “ acredite,  não feche somente porque você amou (ou falou) com uma única pessoa da empresa. 

O seu casamento deve ser organizado por uma equipe de profissionais e essa relação de empatia não pode ser somente com uma pessoa. Lembre sempre, você está depositando não somente um valor financeiro, mas também um valor emocional nas mãos dessa profissional. 
Não feche por uma rede social bonita, por um portfólio grandioso, busque referências com outros fornecedores e depoimentos de noivas, isso com certeza irá ajudar você a tomar a decisão correta.

Contratar uma assessoria é fundamental para que você tenha uma profissional com conhecimento técnico para organizar eventos. Além dessa profissional saber a parte de planejamento, organização e logística, ela também pode lhe auxiliar com questões emocionais, como lidar com as opiniões contrárias da família de cada um, e com questões financeiras. 
Uma boa profissional sabe oferecer e encontrar um caminho ideal para conciliar sonho x budget.”
Mari Dedivitis, Assessora de Casamento – @maridedivitis

Dica de noivos

Agora vamos ouvir a visão dos noivos em relação a contratação de assessoria de casamento para organizar casamento.

Recentemente o assessor de casamentos Rodrigo Plaça compartilhou em suas redes sociais o depoimento de um casal assessorado por ele. Eu achei interessante trazer esse depoimento para vocês porque é a visão de um casal que passou pela experiência de contratar esse tipo de serviço, e que com certeza vai ajudar outros casais que ficam com essas mesmas dúvidas, como por exemplo, contratar ou não um serviço de assessoria?

“Assessoria de casamento, ter ou não ter? 

A assessoria é algo EXTREMAMENTE importante quando se fala de planejamento e organização. Sendo assim, coloque esse item na lista de prioridades!⁣

Assessoria completa (1 ano antes) ou assessoria de 2 a 3 meses antes do casamento? 

Esse é um ponto muito questionado e muito individual de cada casal. Por exemplo, existem noivos que são mega empenhados em cotar, pesquisar e conseguem ter segurança de fechar com os fornecedores sem intermédio. Para esses, uma assessoria próxima ao casamento apenas para organizar todos os fornecedores e de fato executar o casamento, resolva. Porém, se vocês são um casal inseguro, que sempre sentem medo de assinar um contrato e ficam com receio de estarem comendo aquela bola, ou mesmo – como nós, se vão casar em uma região diferente da de vocês, sugerimos uma assessoria completa!”
Depoimento Rafael e DiegoAssessor Rodrigo Plaça@rodrigoplaca

 Guia completo de como organizar um casamento
 Guia completo de como organizar um casamento

Faça a lista de convidados

Está aí uma tarefa um pouco complicada, mas essencial para definir outros detalhes, como o local e o orçamento do seu casamento, por exemplo.

A sugestão que eu dou é que cada um dos noivos faça uma lista prévia com todas as pessoas que gostariam de convidar. Em muitos casos, é necessário considerar também amigos dos pais e alguns familiares mais distantes. Depois, juntem as listas e estabeleçam todos os critérios para manter ou não cada pessoa da lista, levando em conta o orçamento e as razões pelas quais essa pessoa precisa estar no casamento. 

Dica bônus: Vale a pena deixar uma margem nesta lista para acrescentar novos convidados no meio do caminho, você não imagina o que pode aparecer de gente nova na sua vida no período de um ano e que podem virar pessoas que não podem deixar de ser convidadas. Isso aconteceu comigo no meu casamento principalmente em relação as pessoas que trabalhavam comigo na época.

Lembrem-se sempre que o casamento é de vocês e a decisão de quem realmente é importante para celebrar esse momento junto com vocês deve ser sempre do casal.

 Guia completo de como organizar um casamento

Determine o local do evento

Conforme o estilo do seu casamento, pesquise os locais mais apropriados para a realização da festa. É importante saber quantas pessoas o espaço comporta e se atende às suas expectativas. Faça visitas e entenda a estrutura que cada local oferece. Se a cerimônia será em uma igreja ou em um ambiente diferente da festa, considere a distância entre os dois locais e indique direções e a melhor maneira para os convidados se deslocarem.  

Eu já tenho uma lista de alguns lugares para te ajudar, dependendo do estilo do seu casamento, aproveite essas dicas:

 Guia completo de como organizar um casamento
Casamento em Igreja
 Guia completo de como organizar um casamento
Casamento em Trancoso

Escolha o fotógrafo de casamento

Sei que sou suspeito para falar, mas a definição de quem vai fotografar o seu casamento é um detalhe relevante na hora de organizar seu casamento. Afinal, é um momento único que ficará na memória por toda uma vida. Conte com profissionais competentes, capazes de capturar esse momento da melhor forma. 

Para essa escolha, pesquise e pegue referências de fotos de casamento e estilos que você mais gosta. Marque reuniões, veja portfólios e trabalhos anteriores. Tire dúvidas e conheça bem o trabalho dos profissionais selecionados, buscando alinhar as expectativas.

Independente se o casal vai ou não me contratar, eu me preocupo muito para que as pessoas não se arrependam da sua escolha. Então preparei um guia completo para ajudar aos casais com dicas preciosas de como escolher o fotógrafo do seu casamento, não deixe de ler esse artigo antes de contratar o fotógrafo para o seu casamento.

Dica bônus para escolher fotógrafo: na hora de escolher o fotógrafo, não se satisfaça apenas pelas fotos de casamento que você viu no feed do Instagram, é muito fácil ter um feed bonito. Peça para ver uma história mais completa de um casamento.

Um bom fotógrafo não pode ter só uma foto bonita de um casamento, um bom fotógrafo vai ter consistência ao apresentar um trabalho bonito do começo ao fim. Veja um exemplo através deste slideshow em que conto uma história com uma seleção especial de fotos do casamento.

Escolha o profissional de vídeo para casamento

A escolha do profissional de vídeo se assemelha a escolha do fotógrafo de casamento, mas vou citar alguns pontos que considero importante e que você deveria considerar na hora de escolher o videomaker do seu casamento.

Eu sei que talvez você não tenha paciência para isso, mas quando estiver pesquisando por uma empresa de vídeo, assista pelo menos 3 vídeos de casamento dessa empresa. Só assim você poderá perceber se eles tem consistência e se conseguem manter a mesma qualidade de um vídeo para o outro.

Ao ver esses vídeos você também poderá perceber se eles se repetem em todos os vídeos ou se eles conseguem personalizar um vídeo diferente para cada casal.

Dica bônus: cuidado com empresas de foto e vídeo que vendem aquele pacote tentador. Como no caso de fotógrafo, na hora de contratar um videomaker procure especialistas em sua área. Leia o artigo sobre como escolher o fotógrafo de casamento em que falo sobre essas escolhas e falo sobre as vantagens e desvantagens de contratar uma empresa de foto e vídeo.

 Guia completo de como organizar um casamento
Cena rara, noivo filmando a própria noiva

Selecione o buffet e defina o cardápio

A comida e a bebida servidas em uma festa de casamento contribuem muito para o sucesso de uma comemoração. Todo mundo deseja que os convidados fiquem satisfeitos e tenham uma experiência memorável, não é verdade? Por isso, não hesite em conhecer muitos fornecedores de catering e fazer muitas degustações para bater o martelo. 

Planeje a decoração

Uma decoração bem planejada pode transformar o ambiente e deixar a sua festa aconchegante, com um visual único. Busque referências do que mais lhe agrada para selecionar o responsável pela decoração.

O Pinterest é um paraíso para quem está em busca de inspiração de estilos de decoração e de referências para o seu casamento. Eu mesmo tenho uma pasta só com imagens de decorações de casamento que adoraria fotografar. E lógico que aproveito também para salvar as decorações incríveis que já fotografei para poder inspirar outras pessoas.

Confira essa pasta no Pinterest com imagens de Decoração de Casamento para te inspirar.

Contrate os responsáveis pela música

Uma festa só é considerada boa se há muita diversão e os convidados não saem da pista de dança, não é mesmo? Banda ou DJ, boa música, definitivamente, é fundamental para o sucesso de uma festa. Alguns casais até consideram a contratação de mais de uma atração caso haja orçamento para isso. 

Boas bandas e Djs badalados, assim como o fotógrafo, também devem ser contratados com antecedência, já que não podem participar de vários eventos ao mesmo tempo e contam com agenda cheia. Além disso, é interessante que você conheça o trabalho ou participe de alguma festa com esses profissionais. Entenda não só se tocam o estilo de música que agrade o casal, mas se também são capazes de animar os convidados de todas as idades. 

 Guia completo de como organizar um casamento

 Guia completo de como organizar um casamento

Escolha o vestido de noiva

Muitas mulheres já possuem referências e inspirações de como será seu vestido de noiva muito antes de serem pedidas em casamento, não é verdade? Rsrs… Isso já é meio caminho andado, mas se você nunca pensou sobre isso, não deixe para a última hora. 

Se quer se casar com um modelo exclusivo, desenhado e confeccionado por um designer famoso, o ideal é resolver essa questão o quanto antes. Se considera comprar um vestido já pronto ou alugar, também é aconselhado que essa seja uma das primeiras coisas a serem definidas, já que é algo que traz muita ansiedade, ainda mais com a chegada iminente da data do casamento. 

 Guia completo de como organizar um casamento
 Guia completo de como organizar um casamento

Providencie o Traje do Noivo

O tão sonhado vestido de noiva é sempre prioridade, é a imagem que todo mundo pensa quando se fala em casamento. Mas existe outro detalhe que não pode ser esquecido — o traje do noivo. Afinal, sem noivo não há casamento, certo? Rsrs. Enfim, é importante que o visual do noivo também seja pensado com cuidado. 

Aproveito para deixar algumas dicas. A primeira é: cuidado com excessos. É fundamental que todos respeitem seu estilo, mas visuais muito extravagantes chamam a atenção de maneira não muito positiva. Lembrem-se que o destaque geralmente é a noiva e as fotografias ficarão para a posteridade. É interessante que haja uma unidade entre os todos os itens e personagens que compõem um casamento. 

Outro fator a ser respeitado é o estilo do casamento. Trajes extremamente formais, característicos de um casamento noturno e tradicional, não combinam com um casamento diurno na praia ou no campo. 

Por último, uma dica que parece óbvia, mas nem todo mundo se atenta. Independente se vai alugar ou confeccionar um traje especialmente para a cerimônia, certifique-se que ele seja bem ajustado ao corpo e esteja no tamanho adequado.  

Confira essa pasta no Pinterest com trajes de noivo para te inspirar.

Defina a lista de presentes

Quem casa, quer casa. Não é isso que dizem? Assim, o próximo passo do planejamento é fazer a lista de presentes. É legal que vocês façam isso juntos, com uma certa antecedência. 

Para quem está muito perdido, existem algumas listas prontas na internet que podem ser utilizadas ou usadas como base. Hoje, as listas geralmente são online, mas o aconselhado é que também seja feita uma lista presencial em determinada loja do ramo. Há pessoas que não tem muita intimidade com a tecnologia ou preferem comprar o presente pessoalmente. 

É importante pensar em todos os convidados e dar opções para todos os bolsos. O presente de casamento é uma tradição, mas também é uma gentileza. Bom senso, portanto, é fundamental.

Dica bônus: hoje em dia é muito comum lista de presentes com cotas de lua de mel. Essa ideia surgiu para aqueles casais que às vezes já moram juntos e tem praticamente tudo de uma casa. Ou porque preferem receber ajuda dos amigos e familiares a realizar aquela viagem dos sonhos. Outro ideia pode ser criar cotas do casamento, por que não?

 Guia completo de como organizar um casamento

Planeje a Lua de Mel

Tem gente que se casa só esperando por isso, afinal, quem não ama viajar? Ainda uma viagem especial e com tanto significado! Brincadeiras à parte, a viagem de Lua de Mel precisa ser bem planejada e organizada. Ninguém quer ficar passando perrengue de viagem justo na Lua de Mel, não é mesmo? 

A dica que dou é que após a escolha do destino, considere-se todas as partes práticas desse planejamento. Qual o orçamento para a viagem? Como é o clima do local? Quais as opções de vôos e hospedagem? Há necessidade de vistos ou vacinas? 

Algumas pessoas gostam de organizar toda a viagem por conta própria, mas o período que antecede o casamento pode ser bastante atribulado, com muitos detalhes para resolver. Por isso, talvez seja interessante contar com a ajuda de agências especializadas nesse tipo de viagem, que além de cuidar de todos os detalhes, podem proporcionar uma experiência melhor e surpreendente para o casal.

 Guia completo de como organizar um casamento

Encomende os convites

É recomendado que os convites sejam encomendados com uma antecedência de 6 meses e o ideal é que sejam entregues pelo menos 30 dias antes da data do casamento. Lembre-se que, para começar a orçar com gráficas e fornecedores que irão produzir os convites, é muito importante que o contrato com o local do evento já esteja fechado, assim como a data da igreja reservada. 

Eu tenho uma pasta no Pinterest só com convites de casamento, aproveite para ver alguns estilos e se inspirar para escolher o seu.

Considere fazer um ensaio pré wedding

Não é um item obrigatório no casamento, mas existe muitas  vantagens de fazer um ensaio pré wedding, leia esse artigo para tirar suas conclusões.

Além do mais, ele pode contribuir muito para gerar afinidade e conexão entre o fotógrafo e os noivos. É interessante para quem se sente pouco à vontade com fotos (e os mais tímidos), se acostumar e encarar tudo com mais naturalidade no dia do casamento.

 Guia completo de como organizar um casamento

Defina o maquiador (a) e cabeleireiro (a)

Para o quesito beleza ou dia da noiva, conte com profissionais que você confia, que já conheça bem o serviço ou tenha ótimas referências e indicações. Certifique que os profissionais compreendam o que você gosta e o que tem em mente para o grande dia. O importante é estar de acordo com seu estilo. Muitos maquiadores e cabeleireiros geralmente oferecem um dia de testes para que você veja na prática qual será o resultado.

 Guia completo de como organizar um casamento

 Guia completo de como organizar um casamento

Planeje o Making of

No que se refere ao casamento, o Making Of corresponde a um registro dos bastidores da preparação dos noivos para subirem ao altar. Para mim, é um momento que vai além das fotos do vestido e do processo de maquiagem e penteado. É como se fosse um ritual de passagem, em que buscamos capturar o sentimento presente naquelas horas que antecedem o casamento e as mudanças de vida que ele representa. 

É muito significativo. Por isso, pense com carinho em como você deseja que ele seja registrado. Qual será o local? Você estará acompanhada de familiares próximos e madrinhas? Quais detalhes estarão presentes? Há um significado por trás de algum objeto ou acessório especial que fará parte do seu traje, como uma joia de família, por exemplo? 

Converse com o fotógrafo e definam o que é importante e não deve ser esquecido. Como estamos habituados a esse tipo de registro, podemos contribuir com várias dicas e sugestões.

Importante lembrar que o making of não é restrito à preparação da noiva. Alguns noivos podem se mostrar resistentes a fazer fotos desse momento, mas destaco que essa é uma recordação importante, e o ensaio pode ser realizado na companhia dos padrinhos. O intuito é que seja leve e espontâneo. Portanto, ele não precisa se preocupar se não se sente à vontade em posar para fotos. 

 Guia completo de como organizar um casamento

Verifique toda a documentação necessária

Casar tem alguns detalhes burocráticos. Não se esqueça de checar qual a documentação necessária tanto para o casamento civil quanto para a igreja com antecedência, assim como os prazos para entrega. Esses prazos podem variar conforme cidade e paróquia. 

Confira a lista de documentação necessária para o casamento civil.

 Guia completo de como organizar um casamento

Bônus: Lista com os melhores blogs de casamento

Para finalizar, deixo uma lista com os melhores blogs de casamento no Brasil e do exterior para você se inspirar, pesquisar e entrar de vez nesse universo de casamentos. Vocês estão só no começo, tenho certeza que esses blogs vão lhe ajudar bastante a organizar seu casamento.

Blogs de Casamento Brasileiros

Lápis de Noiva
As irmãs Junia Lane e Lorena Rodrigues se apaixonaram pelo universo dos casamentos durante o planejamento dos seus próprios casamentos, e desde então se juntaram através do Lápis de Noiva para ajudar outras noivas nessa fase pré casamento. 

Constance Zahn
Talvez um dos primeiros sites de referências e inspiração para as noivas, Constance Zahn já está no ar desde 2007 e hoje é uma das principais fontes de referências nacionais e internacionais de casamento.

Vestida de Noiva
A Fernanda Floret talvez tenha sido uma das primeiras blogueiras de casamento que publicou minhas fotos de casamento bem no comecinho da minha carreira. A Fernanda também começou o blog inspirada pela organização do seu casamento e não parou mais. Com o sucesso do Vestida de Noiva e inspirada pela nova fase da maternidade a Fernanda criou o Vestida de Mãe, e desde então vem se dedicando a esse novo universo. Com isso o Vestida de Noiva ficou um pouco de lado mas você ainda vai encontrar bastante conteúdo interessante por lá.

Mariée
A Mariée nasceu como uma revista e hoje é um conjunto de mídia especializada com o objetivo de levar informações e novidades para as noivas. Elas tem uma curadoria impecável. “A Mariée tem o objetivo de levar informação de qualidade para as noivas e auxiliá-las nesse momento único, além de aproximá-las dos profissionais que tornarão este sonho realidade.

Noiva Ansiosa
Escrito pela publicitária Flávia Queiroz, que trocou a redação publicitária pelo dia a dia das histórias de casamento, o Noiva Ansiosa virou um espaço dedicado a compartilhar o que há de melhor no universo de casamentos, desde os mais simples até os mais autênticos e originais.

Zankyou
O Zankyou é o maior portal de casamentos da América Latina e Europa e oferece seus serviços e conteúdos em 9 idiomas, incluindo nosso português, é claro. Além de encontrar conteúdo de todos os tipos dentro do universo de casamentos você também vai encontrar alguns serviços úteis, como criar um site para o seu casamento, criar lista de presentes, etc.

Say I Do
Comandado por Camila Piccini, o Say I Do é mais um blog que nasceu da necessidade de uma noiva em dividir suas inspirações com outras mulheres. Hoje em dia, além de cuidar do conteúdo do Say I Do, Camila divide seu tempo como CEO do Grupo Casar.

Yes Wedding
Parceiro do portal UOL e do Grupo Iguatemi, o Yes Wedding é assinado por Fernanda Suplicy, que além de dirigir o site também comanda a revista própria, homônima do site. Hoje, Fernanda que já foi colaboradora da revista Vogue Noiva, também faz parte do time da Harper’s Bazar Noiva. O conteúdo do site é reconhecido pelo seu exigente critério de avaliação, por isso minha satisfação em já ter tido alguns casamentos publicados no site.

 Guia completo de como organizar um casamento

Blogs de Casamento estrangeiros

Simplesmente Branco
Comandado por Suzana Esteves, este blog português está online desde 2010 e hoje é o principal site/blog para o mercado de casamentos em Portugal. Com uma curadoria impecável e conteúdos inspiradores o blog é uma ótima fonte para noivas exigentes. Tenho um carinho especial por este blog porque ele começou na mesma época em que comecei a fotografar casamentos. A editora Suzana, que como eu também é formada em design, me acompanha pelas redes sociais desde o meu início e vira e mexe trocamos algumas ideias.

Rock n Roll Bride
Um blog voltado para noivas e casamentos alternativos. Seu objetivo principal é inspirar noivas a planejaram o casamento que realmente desejam no meio desse universo ditado pela tradição. Lançado em 2007, o Rock n Roll Bride é um dos maiores blogs do mundo. Acho que foi um dos primeiros blogs estrangeiros que publicaram fotos minhas. Na época fiquei muito surpreso e de um gostinho de realização pessoal de ver minhas fotos viajando pelo mundo.

Junebug Weddings
Adoro a curadoria do Junebug Weddings, é um dos poucos blogs de casamento estrangeiro que sigo no Instagram, suas referências são sempre de qualidade e inspiradoras. Eles tem uma sessão exclusiva no site cheia de informações para planejar e organizar um casamento.

Rock My Wedding
Um dos blogs mais populares e inovadores do Reino Unido, o Rock My Wedding é um blog 100% livre de patrocínio, ou seja, todo seu conteúdo e recomendações são totalmente imparciais.

Ruffled
Um blog de casamento de luxo com um toque vintage, é assim que se define o Ruffled. Além de apresentar referências incríveis, destaco pela sessão de DIY (do it yourself) em que apresenta diversas matérias com projetos incentivando e inspirando noivas a colocarem a mão na massa e faze coisas diferentes e artesanais para o seu casamento.

The Knot
Fundado em 1996 como a primeira marca digital de planejamento de casamento, hoje o The Knot é um grande portal que agrega diversas áreas no processo de organização de um casamento. É uma das maiores referências no mercado de casamento nos EUA.

Green Wedding Shoes
Como o próprio blog diz, eles querem ser uma fonte de inspiração para o seu casamento e que ele não saia de moda. Além de ser um blog completo para atender todos estilos de casamento, o blog é focado em moda e oferece conselhos de estilo. Um dos grandes diferencias do Green Wedding Shoes é a sua loja de produtos em que você vai encontrar desde convites de casamento até vestidos de noiva. Sei que para quem mora no Brasil essa loja não ajuda muito, mas sempre tem aquele amiga que está viajando e pode fazer aquele favorzinho especial para uma noiva!

Organizar um casamento não é tão simples

Então se você curtiu esse post, fique a vontade para compartilhar com suas amigas que estão entrando nessa aventura e querem saber como preparar um casamento. E se tiver alguma dica que você considere importante incluir neste guia, mande uma mensagem para nós.

 Guia completo de como organizar um casamento
Compartilhe esse post no Pinterest

Open chat