fbpx
MENU

      Recentemente, fiz um post com várias dicas para ajudar na escolha do fotógrafo de casamento. Acho que estamos de acordo que a questão do registro do grande dia é um dos aspectos mais importantes quando se organiza um casamento.  Dando continuidade a esse assunto, agora resolvi trazer algumas dicas para você ter as melhores fotos de casamento do seu grande dia.

      Considerando minha experiência de mais de 10 anos como fotógrafo de casamento, hoje quero ir um pouco além. A ideia é que você obtenha o melhor resultado possível com as suas fotos de casamento. Por isso, estabeleci alguns pontos que você dever dar atenção e dicas para ter as melhores fotos. 

      Confira essas dicas para ter as melhores fotos de casamento.

      Contrate um fotógrafo de casamento profissional

      Vamos começar pelo início, certo? Sei que para muita gente isso pode ser meio óbvio e sequer é considerado, mas não custa lembrar. Sabe aquele seu primo ou seu amigo que adora tirar fotos e até tem uma câmera profissional? 

      Então, ele pode ser talentoso, tirar boas fotos das férias e da família, mas um evento tão significativo como um casamento exige profissionalismo e experiência. Momentos especiais podem acontecer em um piscar de olhos, por isso é importante contar com alguém que tenha olhar e sensibilidade para capturá-los e não os perder. Além disso, um fotógrafo especializado tem técnica e recursos para lidar com as diversidades que podem ocorrer no dia.   

       16 dicas para ter as melhores fotos de casamento

      Alinhe expectativas com seu fotógrafo de casamento

      A reunião presencial é importante na definição do fotógrafo, mas outros encontros (até mesmo online para facilitar) podem ser agendados após a contratação para tirar dúvidas, alinhar expectativas e estabelecer maior afinidade. Converse com seu fotógrafo sobre os seus gostos, medos e preocupações.

      Eu, por exemplo, costumo fazer um checklist duas semanas antes do casamento para confirmar informações básicas sobre o casamento. E assim aproveito para alinhar algumas informações com dicas que podem ajudar o casal a ficar mais a vontade e seguros em relação a fotografia. Nesse contato também pergunto sobre fotos que eles consideram importantes e que não podem faltar no ponto de vista deles.

      Comunicação entre o casal e o fotógrafo para alinhar expectativas é o melhor jeito de evitar frustrações no futuro.

      Alinhe o estilo de fotos que deseja

      Como expliquei no artigo sobre a escolha do fotógrafo, um bom profissional é versátil, completo e sabe incorporar e dosar os diferentes estilos de fotografia de casamento. No entanto, é importante identificar os estilos que mais lhe agradam e expor as suas preferências.

      Nesse sentido, vocês poderão estabelecer um direcionamento para as fotos, definir conceitos estéticos e estilos abordados no registro. O profissional poderá contribuir com sugestões para um melhor aproveitamento e resultado.

       16 dicas para ter as melhores fotos de casamento

      Confie no seu fotógrafo

      O seu fotógrafo pode propor algumas ideias para fotos que você e seu noivo podem não entender muito bem no momento… Vocês podem pensar: o que será que ele quer ao usar uma luz estranha ou sugerir um local ou abordagem diferente para as fotos?

      Confie! Se você contratou um bom fotógrafo ele sabe o que está fazendo e o resultado que deseja. É esse olhar diferenciado que produziu as fotos mais incríveis e que provavelmente lhe encantaram em seu portfólio.  

       16 dicas para ter as melhores fotos de casamento

      Considere fazer um ensaio pré-wedding

      Não acho o ensaio pré casamento um item obrigatório, como já enfatizei neste artigo em que falo sobre as vantagens de fazer um ensaio pré wedding.

      Porém, sem dúvida, ele pode contribuir muito para gerar afinidade e conexão entre o fotógrafo e os noivos. É interessante para quem se sente pouco à vontade com fotos, se acostumar e encarar tudo com mais naturalidade no dia do casamento.

       16 dicas para ter as melhores fotos de casamento

      Informe sobre as relações familiares

      Saias justas familiares acontecem, mas se der para evitar melhor, não é mesmo? É importante deixar o fotógrafo ciente de situações familiares que podem causar algum desconforto durante as fotos em grupo. 

      Afinal de contas você não quer ver o fotógrafo pedindo para os pais se beijarem sendo que eles são separados, correto?

      Brincadeiras a parte, considere seu fotógrafo como seu melhor amigo. Pode contar pra ele as fofocas de família, que com certeza vai ajudar a evitar situações constrangedoras.

       16 dicas para ter as melhores fotos de casamento

      Faça um painel de referências de fotos de casamento

      Essa é uma dica essencial que já falei muitas vezes por aqui. Faça um painel de referências dos estilos e propostas de fotografia que mais gosta para o registro do seu casamento. O Pinterest é uma ferramenta muito legal e útil para usar durante a organização.

      Se ainda não conhece, acesse o post que eu fiz explicando todos os detalhes de como usar o Pinterest para organizar casamento, esse aplicativo vai te ajudar a salvar as mais diversas referências para o planejamento do seu casamento. 

      E não deixe de compartilhar suas pastas de referência com o seu fotógrafo.

      Reserve tempo para as fotos antes da cerimônia

      Sabe aquele momento, após horas de produção, cabelo e maquiagem, em que você está finalmente pronta, já com o vestido? Sugiro que reserve alguns minutos exclusivos para fotos antes da cerimônia.

      Às vezes, em função do tempo, há muita correria e as fotos são realizadas de maneira apressada. Considere planejar um tempo especial para isso e comunique a todos os envolvidos. 

      Dica bônus: e que fique só entre nós. Uma mentirinha não faz mal a ninguém. Fale pra todo mundo que vai estar responsável pela produção do seu making of, que o horário do seu casamento é meia hora antes do que está realmente marcado.

      Reserve 15 minutinhos para seu fotógrafo!

      E não esqueça, caso você se arrume em um local diferente da cerimônia ou recepção, considere imprevistos e a possibilidade de trânsito ruim. Dessa maneira, nem sua sessão de fotos é prejudicada e nem há atrasos na cerimônia. 

       16 dicas para ter as melhores fotos de casamento

      Considere os aspectos referentes à luz conforme o horário do casamento

      Se seu sonho são fotos de casamento com o pôr-do-sol ao fundo é muito importante garantir que esse momento não seja perdido e estabelecer o horário ideal para o casamento. Converse com o seu fotógrafo, assessoria e pesquise os horários do pôr-do-sol no local da cerimônia.

      Outra dica, considerando casamentos diurnos, é evitar horários próximos ao meio dia que podem gerar sombras indesejáveis e atrapalhar as fotos.  

      Dica bônus: o melhor horário para iniciar a cerimônia é pelo menos 1h30 antes do horário previsto para o pôr do sol. Mas atenção ao detalhe, não estou falando do horário do convite, estou falando do horário que a cerimônia vai realmente começar.

      Desta maneira você garante que terá a cerimônia com luz natural, e ainda tem alguns minutinhos de luz para fazer fotos do casal após cerimônia.

       16 dicas para ter as melhores fotos de casamento

      Otimize as fotos em grupo

      Fotos em grupo às vezes levam tempo para serem organizadas, principalmente aquelas mais tradicionais. Conte com o auxílio e sugestões do seu fotógrafo e assessoria para que essas fotos sejam realizadas de maneira mais otimizada e o resultado seja satisfatório.  

      Esse momento não precisa ser chato e nem é preciso perder muito, como muitos tem medo. Bastar deixar todos envolvidos avisados e uma lista de fotos que você gostaria com sua assessoria o fotógrafo para que tudo flua mais rápido.

       16 dicas para ter as melhores fotos de casamento

      Evite olhar para a câmera

      Para um resultado mais natural, evite olhar diretamente para a câmera, a não ser que esse seja um pedido específico do fotógrafo. Em determinadas situações, o legal é que se tenha a impressão de que a câmera é invisível, para que assim as fotos de casamento tenham mais naturalidade. A dica é seguir o direcionamento do fotógrafo. 

       16 dicas para ter as melhores fotos de casamento

      Fuja das fotos entediantes 

      Dependendo dos estilos de fotografia escolhidos e definidos junto ao fotógrafo, há a possibilidade de as fotos mais formais e tradicionais serem cansativas e entediantes. Por isso, proponho que entre uma e outra sejam feitos arranjos menos comuns, mais criativos e divertidos. Isso deixa o registro mais leve e espontâneo.   

       16 dicas para ter as melhores fotos de casamento

      Sorria e interajam entre si

      Com o nervosismo, é comum manter uma expressão séria. Por isso, não se esqueça nunca de sorrir e de aproveitar o momento. 

      Sabe o que TODO fotógrafo de casamento adora? Que os noivos interajam de maneira natural entre si. Isso sem dúvida contribui para um melhor resultado das fotos. Então, olhem-se, sorriam, demonstrem cumplicidade e o amor que sentem um pelo o outro. 

       16 dicas para ter as melhores fotos de casamento

      Mantenha a cabeça erguida

      Com o início da marcha nupcial, todos os olhares se voltam para a noiva. Para as mais tímidas, pode ser um pouco desconfortável ser o centro das atenções e há a tendência de olhar para o chão enquanto se caminha para o altar. Portanto, mantenha a cabeça erguida apesar da tensão.  

      Dica bônus: na dúvida, olhe para o altar que você vai encontrar o olhar do seu noivo para te dar segurança. 

       16 dicas para ter as melhores fotos de casamento

      Não fiquem presos às referências

      É legal ter referências de fotografias de casamento e compartilhá-las com o seu fotógrafo. Porém, cuidado para não se restringir muito às referências e buscar um registro engessado. É o que eu disse. Confie no fotógrafo e esteja aberta a novas possibilidades.

      Lembre-se também que cada profissional tem seu estilo de trabalho e procura refleti-lo em sua entrega, com seu olhar único de captar cada momento. Por isso, tenha em mente que as referências são importantes para ilustrar o seu desejo, não para serem copiadas integralmente. 

       16 dicas para ter as melhores fotos de casamento

      Dica bônus: relaxem e divirtam-se!

      Finalmente, a dica que gosto de dar para todos os noivos. Relaxem e aproveitem o dia de vocês! Divirtam-se com seus convidados e esqueçam qualquer preocupação. Em relação às fotos, pense que quem deve conduzir tudo e garantir o melhor resultado é o fotógrafo. Afinal, é por essa razão que você o contratou. Esse é o meu trabalho! Rsrs.

      Bom, essas são minhas sugestões. Acredito que vão te ajudar a ter as melhores fotos de casamento. Ficou com alguma dúvida ou tem curiosidade de conhecer mais o meu trabalho? Me envie uma mensagem ou entre em contato pelo Whatsapp! 

       16 dicas para ter as melhores fotos de casamento
      Compartilhe no Pinterest

      Open chat