fbpx
MENU

O dilema de muitos casais, fazer ou não fazer um ensaio pré wedding?

Ah, mas eu não tenho paciência para ficar posando para foto…” É algo muito comum de se ouvir quando propomos um ensaio pré wedding, que também é conhecido como ensaio pré casamento.

Apesar de ser uma tendência nos últimos anos e muita gente gostar da ideia, muitos casais apresentam resistência em relação a esse tipo de ensaio. Não se sentem à vontade, acham que não vão ter desenvoltura na frente das câmeras, ou simplesmente uma atividade dessas não faz o estilo do casal. 

Confira o que você vai encontrar nesse guia do Ensaio pré Wedding:

  1. O que é ensaio pré wedding?
  2. Vantagens de fazer um ensaio pré casamento
  3. Que roupa usar no ensaio pré casamento?
  4. Melhores dias e horários para fazer uma sessão de fotos
  5. Como escolher o lugar para um ensaio pré wedding?
  6. Sugestões de lugar para fazer ensaio pré wedding
  7. Fotos de ensaio pré wedding

Primeiramente, quero destacar que não acho que o ensaio pré wedding seja um protocolo obrigatório. Sou contra o “tem que fazer” só porque todo mundo está fazendo. Ninguém “tem que” nada. 

Por outro lado, gostaria de apresentar neste post um ponto de vista diferente em relação à sessão de fotos pré casamento. Podemos enxergá-lo como um momento descontraído, de cumplicidade, que reflita de fato a personalidade de um casal. Pense mais como uma experiência, e uma espécie de pausa no turbilhão de sentimentos que consiste a preparação de um casamento. Essa já é uma das vantagens. 

Veja outras a seguir! Acredito que quem é resistente vai se simpatizar um pouco mais com a ideia de um ensaio pré casamento.

 Guia do ensaio Pré Wedding, dicas e vantagens

O que é ensaio pré-wedding?

O termo pré wedding, muito utilizado atualmente, nada mais é que um ensaio fotográfico de casal antes do dia do casamento. Ele até existia de certa forma antigamente, mas o conceito mudou bastante. 

Se antes tinha uma estrutura meio rígida, com poses pré determinadas, geralmente com os próprios trajes de casamento, hoje o intuito das fotos pré wedding é serem despojadas e fluidas, que sejam um reflexo da personalidade do casal. 

Portanto, trata-se de um ensaio bastante personalizado. A intenção é que seja mesmo descontraído, em um ambiente familiar com o qual o casal se identifique e que se sinta o mais à vontade possível.

 Guia do ensaio Pré Wedding, dicas e vantagens

Vantagens de fazer um ensaio pré casamento 

“Beleza, entendi o conceito, mas ainda não me convenci”, você pensa. Por que, afinal, fazer um ensaio pré wedding?

Então vamos falar mais sobre isso, destaco agora alguns benefícios:

Estabelecer uma conexão com o fotógrafo que irá registrar o casamento

A sessão de fotos pré casamento pode contribuir para o estabelecimento do vínculo entre os noivos e o fotógrafo de casamento. No artigo em que dou dicas de como escolher o fotógrafo do seu casamento, explico um pouco sobre isso.

É fundamental que os noivos e o fotógrafo tenham uma conexão e que essa seja uma relação de confiança, afinal esse profissional será responsável por um dos registros mais importantes da vida do casal. O ensaio pré wedding é uma ótima oportunidade para se conhecerem melhor e criar uma maior intimidade.  

 Guia do ensaio Pré Wedding, dicas e vantagens

Material pode ser utilizado para alimentar o site do casamento ou fazer parte da decoração

Hoje é usual que se crie um site do casamento com as principais informações do evento para auxiliar os convidados. Dicas de hospedagem, de salão de beleza e lista de presentes são alguns dos tópicos mais recorrentes. As fotos do ensaio servem, portanto, de material para ilustrar o site. 

Além disso, elas podem ser usadas ainda na decoração, no convite e no “Save the date”, o pré convite enviado com meses de antecedência para que os convidados se planejem em relação à data do casamento. 

 Guia do ensaio Pré Wedding, dicas e vantagens

O ensaio Pré Wedding é uma maneira do casal curtir um tempo juntos antes do casamento

A organização de um casamento, em alguns momentos, pode gerar tensões. São muitas decisões para tomar, muitos detalhes e muita ansiedade. O tempo voa e muitas vezes o casal se sente engolido pelos preparativos.

O ensaio pré casamento pode ser, portanto, uma oportunidade de respiro. É um dia para curtir juntos e reforçar o elo entre vocês, sem se preocupar com o fato de a entrega dos convites estar atrasada (só para citar um exemplo de algo que pode estar tirando o casal do sério nos momentos que antecedem o casamento).

Eu costumo brincar dizendo que o ensaio pré wedding é um ótimo momento para namorar.

Que roupa usar no ensaio pré-casamento?

Esse é um tipo de questionamento que eu recebo bastante. Que tipo de roupa é melhor? Tem que fazer uma produção? Precisa ser algo específico? 

Confesso que não sou nenhum especialista em moda e figurino, mas, como fotógrafo, gosto de dar algumas dicas para os meus clientes definirem como irão se vestir para o ensaio pré wedding.

Primeiramente, é muito importante que sejam roupas confortáveis, com as quais vocês se sintam bem. O que aconselho é que as roupas não limitem os movimentos, já que para um bom resultado podemos experimentar diferentes poses e ideias. Para isso, muitas vezes é necessário sentar-se no chão, deitar-se ou subir em um local mais alto, etc. Uma roupa muito justa, curta ou apertada pode inibir alguns movimentos e deixar o ensaio desconfortável.  

É legal também que o figurino esteja condizente com o local, clima e horário escolhido. Por exemplo, uma sessão de fotos na praia pede tecidos leves e fluidos. Já se estiver um dia frio e forem escolhidos looks de verão, vocês certamente se sentirão incomodados e as fotos não vão ficar tão naturais. Em relação ao horário, ensaios pré casamento diurnos são mais comuns, mas nada impede que sejam realizados à noite, se for uma vontade do casal. Nesse caso, um traje mais elaborado, seguindo o conceito casual chic pode ser interessante.

Outra questão a ser levada em conta é o fator atemporal que buscamos imprimir nas fotos. Evite peças muito chamativas ou extremamente datadas. Afinal, ninguém quer fotografias que sejam motivo de vergonha ou embaraço daqui há 20 anos, não é mesmo? Nesse contexto, é importante que haja também coerência e sintonia de figurino entre o casal, por mais que vocês tenham estilos diferentes. 

Por último, o que considero essencial:  antes de qualquer coisa, as roupas para as fotos do ensaio pré wedding precisam refletir a personalidade de vocês. Não faz sentido montar um personagem para essas fotos, pois o intuito é justamente apresentar uma naturalidade que combine com o casal. 

Se você jamais usa salto alto no seu dia-a-dia, por que usar no dia do ensaio? Da mesma forma, se o noivo tem um estilo mais despojado e alternativo, um traje muito social não terá nada a ver. O que quero dizer é que é fundamental que vocês estejam confiantes e satisfeitos no dia da sessão de fotos. Isso é o que mais importa!

 Guia do ensaio Pré Wedding, dicas e vantagens

Agora vamos a algumas dicas rápidas e práticas para ajudá-los a escolher a roupa para o ensaio pré casamento:

  • Evitem o preto. Apesar de quase sempre ser a primeiro opção para as mulheres, nem sempre é a melhor cor para fotografar, principalmente para fotos diurnas.
  • Evitar um com camisa xadrez e o outro com algo muito estampado. Se um estiver usando xadrez é melhor o outro usar algo liso, mais neutro.
  • Evitem camisetas com estampas muito marcantes, como personagens, desenhos e algo do gênero. Isso pode chamar muita atenção nas fotos.
  • Escolham as roupas juntos, essa é a melhor maneira de saber se estão combinando.
  • Minha sugestão é que vocês levem pelo menos uma troca de roupa para termos outras opções. Desta maneira podemos ir mudando o cenário e a roupa para enriquecer o ensaio.

O principal de tudo é vocês se sentirem a vontade com a roupa que estiverem…

Para exemplificar tudo isso que falamos aqui, eu criei uma pasta no Pinterest com bons exemplos que podem servir de inspiração na hora de escolher a roupa para o seu ensaio.

Melhores dias e horários para fazer uma sessão de fotos

A escolha da data está atrelado a escolha do local do ensaio.

A maioria dos espaços públicos, como por exemplo parques, praias e pontos turísticos, ficam muito cheios nos finais de semana e feriados. É preciso levar isso em consideração na hora de escolher o local e horário para o seu ensaio.

Vale ressaltar também que a maioria dos fotógrafos de casamento tem suas agendas ocupadas principalmente nos finais de semana, e isso acaba limitando a agenda para fazer ensaios, principalmente aos sábados. 

Caso você só tenha disponibilidade para fazer ensaio nos finais de semana, considere o domingo como a primeira opção ou veja com seu fotógrafo algum sábado livre em sua agenda.

Se você tiver flexibilidade no trabalho e conseguir dar uma escapada durante uma manhã ou uma tarde, tudo fica mais fácil, até mesmo para escolher um dia em que a previsão do tempo seja mais favorável já que você não depende somente dos finais de semana. E desta maneira você vai encontrar lugares bem mais vazios do que o normal.

 Guia do ensaio Pré Wedding, dicas e vantagens

Melhores horários para fotografar ao ar livre

A escolha do horário também é muito importante e deve ser levado em consideração. A regra básica é a seguinte, durante o nascer do sol e do meio da tarde em diante (até o pôr do sol) são os melhores horários para fotografar ao ar livre.

Fuja do sol do meio dia, esse é um dos piores horários para fotografar já que a luz desse horário é muito dura e cria sombras muito marcantes. É proibido fotografar esse horário? Não, mas isso está muito atrelado também ao estilo de cada fotógrafo.

A escolha do horário também está atrelado ao local escolhido para fazer o ensaio. Ensaios ao nascer do sol, além de ter uma luz incrível, é uma boa opção para locais que costumam ficar muito cheios durante o dia. 

Mas lembre-se, para fazer um ensaio ao nascer do sol, você deverá chegar no local antes do sol nascer, e isso varia dependendo da época do ano. É um horário incrível para fotografar, mas todos tem que estar dispostos a fazer alguns sacrifícios.

Resumo: na parte da manhã os ensaios devem ser feitos até às 9hs, e os ensaios na parte da tarde devem começar após às 15hs. Esses horários podem variar um pouco conforme a região e a época do ano. Luz do inverno e do verão são completamente diferentes.

No caso de ensaios em casa, só precisamos nos preocupar com o melhor horário em que sua casa ou apartamento recebe uma melhor iluminação vindo das janelas.

Curioso para saber os horários no nascer e do pôr do sol? Consulte esse link para saber os horários conforme a sua região e época do ano.

 Guia do ensaio Pré Wedding, dicas e vantagens

Como escolher o lugar para um ensaio pré wedding?

E o local, Danilo? Qual é o melhor? 

Definitivamente, hoje há uma infinidade de opções de lugares para a realização do ensaio pré casamento. É legal que seja um local simbólico e tenha relação com a história do casal. Mas vocês não precisam se restringir a isso. 

A melhor escolha é aquela que faça mais sentido para o casal, precisa combinar com os noivos. Bato novamente nessa tecla. 

No entanto, se vocês não fazem ideia de onde fazer, acho interessante estabelecer alguns critérios para essa escolha. Seguem algumas dicas:

  • Existe uma preferência pessoal que ambos compartilham e se identificam? Uma paixão em comum, como cinema, música ou literatura, por exemplo, pode ser o caminho e trazer várias ideias;
  • Vocês têm algum hobby ou atividade que gostam de praticar juntos? Cozinhar, praticar esportes, visitar diferentes cafeterias… várias atividades podem ser incluídas nesse critério;
  • Como se conheceram? Foi em um lugar especial? Está aí uma outra opção;
  • Há um local marcante e especial que faz parte do relacionamento?

Claro, existem opções mais óbvias também ou que são bastante buscadas como:

  • Praia
  • Campo/montanha
  • Parques
  • Pontos turísticos da cidade onde o casal mora
  • Locais históricos ou construções abandonadas
  • Parques de diversão

Aproveito para sugerir alguns lugares para ensaio pré-wedding em que já fotografei ou acho interessantes.

Sugestões de lugar para fazer ensaio pré wedding

Eu parto do princípio que qualquer lugar pode ser feito um ensaio, até mesmo na sua casa. Um bom fotógrafo vai conseguir encontrar cenários interessantes em qualquer lugar.

Mas tudo depende do estilo que você procura e o que você quer para o seu ensaio.

Se você quer fugir do tradicional, já vou começar por uma dica muito bacana que pouca gente costuma seguir. Pense no seu ensaio como uma experiência, então você não precisa se contentar em só fazer uma sessão de fotos em qualquer lugar.

Alugue um espaço pelo Airbnb

Porque não planejar um final de semana, ou até mesmo uma escapada durante a semana, para um lugar romântico em um bangalô no meio de uma floresta, ou até mesmo um lugar mais exótico como uma casa flutuante no meio de um lago? Já pensou que incrível passar um tempo com seu namorado (noivo) e no meio disso ainda aproveitar para fazer uma sessão de fotos?

Tem opções super em conta e desta maneira você une o útil ao agradável e ainda fica com uma lembrança incrível e exclusiva desse momento.

Encontrar um lugar diferente é possível graças ao Airbnb que é excelente para pesquisar lugares deste tipo. Eu criei uma pasta no Pinterest só com lugares que achei interessante, mas você pode pesquisar mais procurando algo que seja mais no estilo de vocês. Tem até trailer vintage, casa na árvore, kombi transformada em quarto, tem muita coisa bacana e interessante por lá.

E caso vocês não queriam dormir no local, podemos conversar com o proprietário para tentar alugar só para fazer a sessão de fotos, muitos estão até acostumados com esse tipo de coisa.

Ensaio pré casamento na praia

Se você curte o mar, areia e ou se até mesmo o seu casamento vai ser na praia, acho que já temos uma boa opção para o seu ensaio, certo?

Muita gente pode achar que praia é tudo igual, mas não é bem assim. 

Eu já fotografei em diversas praias (tanto ensaios quanto casamentos) e posso te dizer uma coisa, só água do mar e areia não é sinônimo de um super ensaio… A praia bacana para fazer ensaio é aquela que tem um cantinho com pedras, que tem coqueiros, que tem um rio desembocando na praia, que tenha uma casinha de madeira, que tem um deck entrando no mar, etc. Ou seja quanto mais coisas tiverem nessa praia, mais rico de cenários será o seu ensaio.

E outra coisa importante, quanto menos gente tiver na praia, melhor, não é mesmo? Mas como praia deserta não existe por aqui, precisamos nos adaptar. Então para evitar praias muito cheias recomendo fazer ensaios na praia no inverno, ou durante a semana, ou ao nascer do sol quando a praia ainda está vazia.

Ao escolher campo ou praia para fazer um ensaio, esteja disposto a explorar e conhecer novos lugares ou cantinhos que você nunca pensou em fazer uma foto.

 Guia do ensaio Pré Wedding, dicas e vantagens

A seguir você vai encontrar algumas sugestões de praias no litoral de São Paulo que já fotografei.

Praia Branca – Guarujá

É uma praia pouco conhecida e de acesso restrito. Só é possível chegar de barco ou através de uma trilha com aproximadamente 20/30 minutos de caminhada. 

 Guia do ensaio Pré Wedding, dicas e vantagens

Praia da Riviera de São Lourenço

Apesar de ser uma praia cumprida e com muitos prédios, o cantinho da Riviera tem o seu charme e fica mais deserta.

 Guia do ensaio Pré Wedding, dicas e vantagens

Ilhabela

Ilhabela tem diversas praias e cantinhos incríveis, mas devido a balsa e distância muitas vezes não é a melhor opção para fazer um bate e volta no mesmo dia para quem vai de São Paulo.

 Guia do ensaio Pré Wedding, dicas e vantagens

Outras praias no litoral de São Paulo

A gente poderia fazer uma lista enorme só com praias do litoral norte de São Paulo. Mas ao fazer a escolha, devemos levar em consideração os deslocamentos, portanto se você não tem uma praia que costuma frequentar, a gente não precisa ir até Ubatuba, por exemplo. Podemos muito bem escolher um lugar mais perto para não ficar cansativo. Eu diria que passou de 2hs de viagem já começa a ficar um exagero, a gente tem diversas praias até Juquehy, por exemplo, que são ótimas.

Se você tem casa em alguma praia ou se frequenta alguma praia que não está nessa lista, fique a vontade para sugerir também. Um lugar que tenha um significado para vocês pode ser muito mais legal que uma praia qualquer que você não costuma frequentar.

Ensaio pré wedding no campo

Temos diversas opções no interior de São Paulo para fugir do clima de cidade grande. Para quem curte natureza e não aguenta mais São Paulo como cenário, pense na possibilidade de dar uma escapada para o interior.

As possibilidade são quase infinitas, mas resolvi fazer uma lista de lugares que já fotografei e lugares que me indicaram que gostaria de fotografar, mas estou sempre aberto a sugestões.

Fazendas e espaços de casamento no campo

Muita gente não sabe, mas algumas fazendas que realizam casamentos, também disponibilizam o espaço para fazer ensaios, principalmente para os casais que já reservaram o espaço para o seu casamento. 

Algumas fazendas também autorizam outros casais a usarem o espaço graças a parceria que tem com alguns fotógrafos, enquanto outras autorizam através de pagamento de uma taxa.

A maioria só disponibiliza durante a semana, afinal de contas tem casamentos nos finais de semana, mas é uma ótima opção para quem tem disponibilidade e procura um lugar bacana para fotografar, a maioria das fazendas tem espaços incríveis para fotos.

Algumas fazendas que já fiz ensaio: Fazenda Vila Rica, Terras de Clara e Fazenda Vassoural

 Guia do ensaio Pré Wedding, dicas e vantagens

Holambra

A cidade de Holambra, conhecida também como cidade das flores, é hoje um dos principais pontos turísticos do interior de São Paulo. Com tantas possibilidade Holambra virou um dos lugares mais procurados para se fazer ensaio de diversos tipos, seja de casal, gestante, etc. Em um só lugar você vai encontrar plantações de trigo, girassóis, rosas e muitos outros.

O único porém, é que como a maioria dos lugares são propriedades particulares, é preciso contratar um guia das dezenas de agência de turismo da cidade para acompanhar a gente durante o ensaio. Eles estão tão acostumados a fazer isso que já sabem os melhores lugares para te levar em cada época do ano. Caso você deseje fazer fotos com algo em específico, como girassóis por exemplo, é bom consultar qual a melhor época do ano para encontrar os campos bem floridos.

 Guia do ensaio Pré Wedding, dicas e vantagens

Paranapiacaba

 Guia do ensaio Pré Wedding, dicas e vantagens

Outros lugares para fotografar no interior de São Paulo

Fazenda Ipanema (Sorocaba)
Um lugar que ainda só conheço por fotos mas que me pareceu muito bonito e com diversas opções para fotografar. É preciso pagar uma taxa e pedir autorização para fotografar ao entrar.

Cunha
O lavandário de Cunha é sua principal atração, se o seu sonho é fazer fotos em campos de lavanda, essa é uma boa escolha.

Pico da Cascavel (Socorro)
Se você curte montanhas e procura um lugar privilegiado para ver o pór do sol, vale a pena conhecer o Pico da Cascavel em Socorro. Cercado pela Serra da Mantiqueira e com vista para a cidade de Socorro, é um dos destinos mais procurados para saltar de paraglider e asa-delta.

Pedra Grande (Atibaia – 110km de SP)

Ensaio pré wedding em São Paulo (cidade)

Em São Paulo a gente diversas opções, você pode tanto escolher fazer um ensaio mais urbano quanto algo voltado para natureza.

No caso de natureza os parques talvez sejam a opção mais prática, mas ao mesmo tempo é preciso levar em consideração que alguns parques ficam muito cheios nos finais de semana. Os parques são uma excelente opção para quem quer fotos junto a natureza sem ter que sair de São Paulo.

Fiz uma lista de parques para fazer ensaio em São Paulo:

  • Parque Ibirapuera
  • Jardim Botânico
  • Parque Burle Marx
  • Parque Vila Lobos
  • Parque Água Branca
  • Horto Florestal
  • Parque Toronto

Dica: alguns parques exigem autorização prévia para poder fotografar e essas regras vivem mudando, então em alguns casos temos que confirmar se o parque escolhido não alguma restrição ou se por ventura não cobra alguma taxa.

Agora se você curte algo mais urbano basta a gente sair andando pela cidade para encontrar alguns pontos interessantes, os mais clássicos são a Av. Paulista e o Beco do Batman. Mas como eu disse no começo, podemos fazer um ensaio em qualquer lugar, até mesmo na rua da sua casa.

Gosto muito de fotografar ensaios pré wedding e espero ter esclarecido um pouco mais esse conceito.

Fotos de ensaio Pré Wedding

 Guia do ensaio Pré Wedding, dicas e vantagens
 Guia do ensaio Pré Wedding, dicas e vantagens
 Guia do ensaio Pré Wedding, dicas e vantagens
 Guia do ensaio Pré Wedding, dicas e vantagens
 Guia do ensaio Pré Wedding, dicas e vantagens
 Guia do ensaio Pré Wedding, dicas e vantagens
 Guia do ensaio Pré Wedding, dicas e vantagens
 Guia do ensaio Pré Wedding, dicas e vantagens
 Guia do ensaio Pré Wedding, dicas e vantagens
 Guia do ensaio Pré Wedding, dicas e vantagens
 Guia do ensaio Pré Wedding, dicas e vantagens
 Guia do ensaio Pré Wedding, dicas e vantagens
 Guia do ensaio Pré Wedding, dicas e vantagens
 Guia do ensaio Pré Wedding, dicas e vantagens
 Guia do ensaio Pré Wedding, dicas e vantagens
Compartilhe no Pinterest

Open chat