MENU

      Sei que esse assunto pode ser chato para alguns, mas fazer backup é um bem necessário. Portanto espero que com esse post você aprenda definitivamente como fazer backup das suas fotos. Mas por favor leia até o final, ele é de seu interesse e fiz este post pensando em vocês, meus antigos, atuais e futuros clientes.

      Existe um frase sobre backup que diz assim: “Quem tem uma cópia não tem nenhuma”.

      Partindo deste princípio gostaria que você lesse esse artigo com muita atenção.

      Até pouco tempo atrás eu entregava os arquivos dos meus trabalhos em DVD, se você é meu cliente desta época e nunca fez um backup deste DVD, preste muita atenção que este post tem ótimas dicas para você também.

      Depois de 20 anos da criação do DVD (desde 1995), ele está virando uma mídia ultrapassada e me parece que está com seus dias contados, principalmente depois do lançamento do Blu-Ray e outras mídias que nascem a cada dia. Só para você ter uma ideia, hoje em dia já tem computadores que não veem mais com leitor de DVD de fábrica. E além disso os discos de DVD tem vida útil curta, por mais cuidado que você tenha pode ser que depois de 10, 15 anos você não consiga mais ler seus arquivos. Já tive cliente de 3 anos atrás pedindo uma nova cópia porque não conseguia ler o DVD.

      Pensei em adotar o Pen Drive no lugar do DVD para entregar os arquivos. Mas daí eu pensei mais um pouco, será que daqui 15 ou 20 anos não pode acontecer com o Pen Drive a mesma coisa que está acontecendo com o DVD? Por exemplo, o tipo de porta USB usada pelo Pen Drive para conectar no computador já mudou muito desde que o Pen Drive foi criado, modelos de Pen Drives antigos ou de baixa velocidade, parecem uma carroça (de tão lento) para copiar os arquivos, imagina daqui 10, 15 anos o que pode acontecer com ele.

      danilo-siqueira-109 Como fazer backup das suas fotos

      Você fez um investimento muito grande para perder seus arquivos por causa do avanço das tecnologias.

      Preocupado com isso resolvi mudar a minha maneira de entregar os arquivos. Depois de muita pesquisa e estudar várias possibilidade resolvi entregar os arquivos através de uma galeria online, obrigando os clientes a fazerem download e os estimulando a fazerem os seus próprios backups.

      Pôxa Danilo, como você é mau, o que custa entregar um Pen Drive? Custa que acredito que esse Pen Drive vai ficar guardado em uma gaveta (como o DVD) e daqui 20 anos quando meu cliente quiser mostrar para o seus netos pode ser que ele não funcione e ele não vai ter mais nenhuma opção. A hora de fazer backup é AGORA.

      Antigamente, na época da fotografia analógica (com filme), todas as fotos eram “impressas” e se não estavam em um álbum estavam guardadas naquela velha caixa de sapato no fundo do armário. Ninguém sabia o que era backup e não precisava se preocupar com isso, as fotos simplesmente estavam a mão a qualquer hora. Suas memórias estava lá guardadas para sempre.

      Hoje em dia, com a fotografia digital, estou vendo as pessoas perderem suas memórias aos poucos. Elas vão descarregando as fotos de suas câmeras digitais e não sabem o que fazer com esses arquivos, muitas vezes perdem tudo quando trocam de computador simplesmente porque não fizeram um backup em outro lugar. E as fotos com celular então, conheço gente que nunca descarregou as milhares de fotos que tem no celular. E depois perdem essas fotos porque trocam de aparelho e não sabem passar para o novo ou simplesmente porque perdeu o celular, foi assaltada, etc.

      danilo-siqueira-20 Como fazer backup das suas fotos

      Então qual a melhor solução, o que devo fazer para não perder as minhas fotos?

      Lembra da frase do começo desse texto? “Quem tem uma cópia não tem nenhuma”. Pois bem, eu vou te dar a fórmula mágica de como fazer backup, é muito simples.

      1 – Faça uma cópia em um pen drive, hoje vai te ajudar pela praticidade.
      2 – Faça uma cópia em um HD externo.
      3 – Faça uma cópia em um outro HD externo.
      4 – FAÇA UMA CÓPIA NA NUVEM (esse é um dos mais importantes)
      5 – Quando surgir uma nova tecnologia de armazenamento, faça uma nova cópia.

      O que significa salvar na nuvem?
      Significa salvar seus arquivos em um local seguro na internet, que você pode acessar quando quiser e de onde quiser.

      Por favor, perca um tempinho estudando sobre isso para salvar seus arquivos desta maneira, acredito que hoje é a maneira mais simples e segura para guardar seus arquivos. Tem muitos serviços bons e de confiança que oferecem isso gratuitamente para a quantidade de megas que você vai precisar para fazer backup dos arquivos que te mandei ou que ainda vou te enviar. E todos tem versões pagas caso você queira mais espaço.

      Existem várias opções, mas eu vou te indicar somente 3, que inclusive são as que eu uso. E se você estiver sendo um aluno dedicado você vai fazer esse backup pelo menos em dois serviços.

      google-drive-logo-300x97 Como fazer backup das suas fotos

      O primeiro que eu indico é o Google Drive, que vai te dar 15GB de espaço gratuito para armazenar seus arquivos e acessá-los através do seu computador, tablet, celular, etc. É simples e fácil de usar, você faz download do aplicativo no seu computador e copia seus arquivos para a nuvem como se estivesse copiando para um drive externo. Recomendo muito que você comece por esse, afinal de contas por trás deste serviço está simplesmente o poderoso Google. E 15GB é mais do que suficiente para guardar os arquivos que te mandei.

      dropbox-logo-300x78 Como fazer backup das suas fotos

      O segundo que eu indico é o Dropbox (usando este link vc ganha 500MB extras), um serviço muito parecido com o Google Drive mas que oferece apenas 2GB gratuitos. É um serviço que ficou muito popular na internet e também recomendo. Caso você precise de mais espaço ele também tem versão paga, consulte valores no site.

      drive_logo-300x80 Como fazer backup das suas fotos

      Uma terceira opção que recomendo é o Amazon Drive. Todos clientes da Amazon tem 5GB de espaço gratuito disponível, mas se você quiser investir ele tem opções pagas com ótimo custo X benefício, mais uma boa opção de lugar para você guardar sua vida digital. E estamos falando de Amazon, outra empresa que dispensa comentários.

      Agora vem a melhor parte, para incentivá-lo a fazer backup na nuvem eu vou te ajudar nesta parte.

      Crie uma conta no Google Drive ou no Dropbox. É rápido e simples para instalar e aprender a mexer, ambos são intuitivos mas os sites explicam passo a passo como instalar e usar os aplicativos. Depois de instalado é só copiar os seus arquivos para o seu HD virtual.

      Caso você precise de ajuda para copiar os seus arquivos para a nuvem porque sua internet é lenta ou por qualquer outro motivo eu posso fazer isso para você. Isso é válido para todos os meus clientes. Antigos, atuais e futuros 🙂

      Basta você criar sua conta em um destes serviços que acabei de falar, e depois de instalar o aplicativo crie uma pasta no seu HD Virtual com o nome FOTOS DANILO SIQUEIRA (ou qualquer outro nome que você queira) e compartilhe essa pasta comigo usando o meu email que vc já tem. E daí eu mesmo faço o upload das suas fotos para o seu HD virtual e você poderá acessar de qualquer lugar, olha que bacana!

      E depois disso você vai ter suas fotos na nuvem para acessar quando quiser, e de onde quiser (vale a pena instalar os aplicativos no seu smartphone e tablet)

      danilo-siqueira-42 Como fazer backup das suas fotos

      Tudo isso pode ser muita paranóia?

      Sim, mas não estamos falando só sobre um grande investimento que você fez para ter essas fotos. Estamos falando da sua história, de fotos de um momento importante de sua vida, estamos falando de suas memórias. Agora que você já saber como fazer backup, faça isso hoje, agora.

      E não esqueça de uma coisa, o melhor backup mesmo é a foto no papel, em um álbum lindo. Se você ainda não fez o seu álbum do seu casamento ou do seu ensaio, fale comigo 🙂

      E aí, já fez seu backup?