fbpx
MENU

      Já pensou em se casar no domingo?

      Até há algum tempo, muitos noivos não consideravam essa opção. Tradicionalmente, os casamentos são realizados nas sextas à noite e aos sábados. Por isso, datas de casamento nesses dias da semana geralmente são mais concorridas. 

      Conforme a minha experiência, esse costume é real, mas é algo que vem mudando nos últimos anos. Então que tal pensar diferente e proporcionar uma experiência única a seus convidados?

      Domingo é um dia que remete a confraternizações, traz lembranças felizes de almoços em família. Além disso, a festa pode começar mais cedo, o que permite que os convidados aproveitem bastante sem limitações. Afinal, a tendência é que a festa tenha as mesmas horas de duração das celebrações realizadas durante a noite, mas não entrem madrugada adentro. 

      Ao observamos mais de perto outras religiões ou culturas, que costumam celebrar casamentos aos domingos, veremos que um casamento no domingo pode ser igual a um casamento no sábado.

      Um bom exemplo são os judeus que não podem realizar casamentos de sexta à noite até o sol de por no sábado.

      Com isso, o casamento judaico costuma ser realizado quinta-feira ou sábado a noite, e domingos durante o dia. E para eles isso é tão natural e já faz parte da cultura que domingo acaba sendo um dia especial para fazer festa que não deixa desejar para nenhum outro dia.

      Assista a esse slideshow para você ver como pode ser incrível um casamento no domingo durante o dia.

      Olha só o depoimento do casal do vídeo:

      “O nosso casamento foi num domingo ensolarado de Agosto. A festa começou às 12:30 e os últimos convidados foram embora às 22:30h, uma comemoração longa e muitíssimo animada! Pudemos aproveitar cada momento com os nossos convidados! Diferente do que muitos pensam, a festa no domingo é tão divertida e dançante quanto uma balada de noite. Inclusive tem muitas vantagens como: duração da festa, acompanhar a variação de luz natural (deixando as fotos lindas!),  dar a opção aos pais de criança levarem os filhos e se divertirem com eles, a decoração e arranjos de flor ficam mais evidentes, clima leve e descontraído e, na minha opinião,  as pessoas estão mais dispostas a se divertir e socializar. Recomendamos muito!”
      Ingrid e Jairo

      Descubra todas as vantagens de se casar no domingo!

      Maior flexibilidade de datas

      Domingo é um dia versátil, ideal para casamentos no campo ou na praia, ou ainda para aquele Mini Wedding em um restaurante ou em um lugar charmoso com cara de quintal de casa. Além do mais, possibilita que se tenha muito mais opções de datas para realizar a sua festa, já que a concorrência é menor.

      Mais horas de festa

      É um mito achar que a festa dura menos pelo fato de ser em um domingo. Pelo contrário! Como os casamentos aos domingos costumam começam mais cedo, a tendência é que durem muito mais horas. Fora que as pessoas têm mais disposição para a aproveitar tudo. Um exemplo bom para isso são os casamentos na praia ou no campo que são marcados por volta das 15hs aos sábados. 

      E nesses casos em que os convidados precisam viajar, o sábado a noite acaba virando uma ótima oportunidade para fazer uma reunião de boas vindas com uma pizzada, um churrasco, etc.

      Possibilidade de aproveitar a luz do dia para as fotos

      Um bom fotógrafo de casamento tem recursos para captar as melhores fotos, independentemente das condições de luz de um ambiente. Porém, obviamente, fotos de casamento com a luz natural fazem toda a diferença no resultado final. Imagine ainda contar com um belo pôr-do-sol?

      Certamente, você já observou que é comum nos filmes estrangeiros casamentos começarem ou serem realizados durante o dia. No Brasil, isso ainda não é tão usual, mas garanto que esse é um argumento que vai lhe fazer mudar de ideia. Além do mais acredito que seja uma tendência para os próximos anos já que consumimos muita referência destes casamentos estrangeiros. Taí aquela sua pastinha no Pinterest que não nos deixa mentir.

      Em muitos países é comum casar domingo de manhã e talvez isso seja um pouco demais para os nossos costumes, mas acredito que é uma ótima opção para realizar um mini wedding já que esse estilo de casamento muitas vezes é acompanhado apenas de um almoço para poucos convidados. E vamos combinar, esse estilo de casamento combina muito mais com luz natural.

      Maior disponibilidade dos fornecedores mais concorridos

      Bons profissionais são bastante disputados e estão sempre com a agenda cheia. Casar no domingo tem mais essa vantagem: os fornecedores mais solicitados do mercado têm mais datas disponíveis para lhe atender.

      Mais economia no orçamento para casar no domingo

      Casar no domingo pode ser mais econômico, sabia? Isso porque, como mencionei, as datas são menos concorridas. Assim, há a possibilidade de se ter mais vantagens na negociação com alguns fornecedores. Tenha em mente que você pode fazer um casamento mais econômico por volta de 15% a 30% em relação ao sábados.

      E além do mais pode ser mais econômico também para aqueles convidados que precisam viajar para o seu casamento. Passagens de avião costumam ser mais baratas sábado de manhã do que na sexta feira. E dependendo do horário, a passagem de segunda de manhã pode ser mais barata que a de domingo no final do dia.

      Por que casar no domingo é uma boa opção?

      Para não basear só na minha opinião, resolvi chamar alguns casais que fotografei e optaram por fazer seu casamento em um domingo. Eles explicam a decisão e recomendam. Veja a opinião de quem viveu de fato essa experiência.

       Confira as vantagens de se casar no domingo 

       “Quando decidimos nos casar, não tivemos dúvidas que seria em um domingo. Somos judeus e, para quem não está habituado com a tradição judaica, tínhamos que levar em conta que os rabinos não fazem a cerimônia entre sexta à noite e sábado até o entardecer por causa do Shabat. 

      Assim, as únicas as opções de fazer a festa seriam na quinta ou no sábado à noite, ou então em um domingo. Escolhemos domingo durante o dia e a festa foi uma delícia! As pessoas estavam dispostas e as fotos ficaram excepcionalmente lindas com a luz solar. 

      Além disso, o fato de a festa ter começado durante dia possibilitou que durasse mais, já que os convidados não precisaram se preocupar em voltar mais cedo para casa, pois de qualquer maneira não sairiam altas horas da madrugada. 

      Não nos arrependemos nem por um momento da nossa escolha. Casaríamos de novo, com o Danilo fotografando e com certeza em um domingo!.  

      Noá e Eric

       Confira as vantagens de se casar no domingo 

      “Sempre sonhei em casar durante o dia, acho que as fotos ficam simplesmente maravilhosas!! Mas também fazíamos questão de casar em uma igreja. No começo, olhávamos as datas no sábado mesmo, a ideia sempre foi casar no final da manhã e em seguida servir um almoço. 

      Depois de já ter marcado a data em uma igreja no sábado, um dia passeando perto do bairro que morávamos conhecemos a capela que nos faria mudar a data para um domingo. Era uma capela linda, pequena e muita procurada, então não tinha muitas datas disponíveis, e foi aí que o padre nos deu a sugestão de fazer no domingo. E não é que foi perfeito!! Domingo remete um dia tão feliz, do almoço em família, da união, mesa cheia, e era justamente o ar que queríamos para nosso casamento, o encontro das duas famílias!! 

      A experiência foi incrível, estava um clima super descontraído e, para ajudar, o dia estava maravilhoso, um sol forte e brilhante. O lugar era encantador, e tive minhas fotos incríveis!! 🙂 

      Agora sem dúvida, a maior vantagem de fazer a festa no domingo é a possibilidade de negociar com todos os fornecedores, com isso você pode investir em outros itens, e economizar muito. 

      Meu grande dia durou o dia todo e foi até o fim da noite. O fato de ser em um domingo nunca foi um problema, se você se organizar direitinho, encontra cabeleireiros que irão te atender em casa, e seu convidados também. Todos dançaram muito, comeram e beberam sem culpa, sem se preocupar com o dia seguinte. É um casamento, uma festa…não importa o dia e o horário, seus convidados irão estar felizes junto com vocês!! Recebemos muitos elogios. Por ser diferente as pessoas gostam, sai do convencional! Eu super indico casamento aos domingos, foi uma das melhores escolhas que fizemos e ainda economizamos bastante.”

      Michele e Daniel

       Confira as vantagens de se casar no domingo 

      “Por que casamos em um domingo? Sejamos francos, o fato de qualquer espaço/salão ser mais barato nesse dia da semana é muito atrativo.

      Talvez você esteja pensando na segunda-feira, um problema para convidados de fora da cidade ou se pretende fazer uma festa até altas horas.

      No entanto, como tínhamos muitas crianças e idosos na família, uma festa que pegasse o fim da tarde (e o pôr do sol) e o começo da noite era ideal. Com isso, o domingo rapidamente virou uma opção totalmente viável para nós. Não nos arrependemos.”

      Debora e Erik

       Confira as vantagens de se casar no domingo 

      “A ideia era fazer um casamento íntimo, apenas entre familiares e poucos amigos. Tínhamos três preferências: (i) casamento durante o dia; (ii) em um lugar especial, que fizesse sentido para nossa história juntos; (iii) que o Danilo Siqueira fizesse o registro.

      Somos um casal apaixonado pela cidade de São Paulo e, desta forma, gostaríamos de nos casar em um local que representasse a cidade de algum modo e que tivesse um significado. Após algumas pesquisas, escolhemos o Terraço Itália: o restaurante tinha uma vista perfeita da cidade e representava um pedaço de nossa história, pois o pedido de casamento havia sido ali alguns anos antes.

      O segundo critério era casar durante o dia, numa cerimônia pequena, apenas para família e amigos íntimos. Ficamos super animados ao saber que o valor do casamento no Terraço Itália, aos domingos, era mais baixo. Tudo se encaixou perfeitamente e escolhemos nos casar em uma manhã de domingo.

      A escolha do Danilo como fotógrafo surgiu logo no início, quando conhecemos o trabalho dele e vimos que o registro desse momento tão especial precisa de muita sensibilidade e profissionalismo.

      E foi perfeito! Os familiares chegaram na cidade no sábado. Puderam descansar, acordar no domingo e ir ao centro da cidade. A cerimônia foi no mesmo lugar, às 12h. Em seguida, foi servido um almoço especial. Era uma manhã perfeita de início da primavera. O céu estava azul. A decoração do salão estava linda, branca, clássica. Decoramos o terraço do restaurante com sofás e almofadas. Os convidados se animaram para observar a vista da cidade do terraço. Foi perfeito. O casamento acabou na hora certa, os convidados curtiram o almoço, a vista, o champagne, uma música agradável e foram embora por volta das 18h. Os amigos mais animados ficaram até às 20h, dançando.

      Viajamos para Paris na segunda-feira à noite. Chegamos no aeroporto descansados.

      Foi uma escolha perfeita casar no domingo. Hoje temos em nossa lembrança uma memória afetiva do que vivemos naquele dia e o álbum do casamento nos leva de volta a esse momento muito especial.”

      Marcella e Daniel

       Confira as vantagens de se casar no domingo 

      “Honestamente, a melhor decisão que tomamos foi casar de domingo no horário do almoço!

      Por conta da nossa religião, não podemos casar de sexta a noite e no sábado durante o dia. Nossas opções portanto eram sábado a noite e domingo. Como somos pessoas mais do dia do que da noite, escolhemos o domingo no horário do almoço !

      E foi tudo perfeito, a festa durou das 12:30 às 22:00, e o clima foi muito bom do começo ao fim. Muitos dos nossos convidados elogiaram nossa decisão, pois chegando da festa ainda puderam descansar para a semana. Mais importante de tudo, nós dois aproveitamos a festa do começo ao fim juntos com nossos amigos e familiares, sem aquela sensação de “está muito tarde, precisamos ir embora”.”

      Aline e Daniel

      “Queríamos casar durante o dia para aproveitar o dia no casamento. Com isso, se fizéssemos no sábado teríamos que casar mais para o meio ou final da tarde. Como queríamos casar no final da manha, no domingo isso facilitou muito porque sábado é quase como se fosse um dia útil da semana para muita gente.

      O sábado é um dia muito concorrido de eventos. Domingo teria mais chance de ser um dia mais exclusivo e só nosso, e assim as pessoas poderem ir sem ter que se dividir ou escolher entre outros eventos.

      Tínhamos família de fora de São Paulo, como Rio de Janeiro, Brasília e Salvador. Isso ajudou bastante quem veio (grande parte dos convidados). Curtiram a cidade no sábado e foram embora no domingo a noite ou segunda de manhã cedo. Este também foi o motivo de marcarmos as 11hs. 

      O espaço foi mais barato, bem mais barato… Isso ajudou a contratar coisas que não queríamos abrir mão, como confecção do convite em tecido e impressão em serigrafia, o fotógrafo, o buffet e o bolo/docinhos. 

      Só viajamos para nossa lua de mel na manhã seguinte, mas fomos descansados, se tivéssemos entrado madrugada a dentro e ido viajar no dia seguinte, teria sido muito mais cansativo.”

      Nanda e João

      Na opinião de cerimonialistas e assessoras de casamento, domingo é uma excelente escolha

      Chamei algumas das principais assessoras de casamento em São Paulo para ouvir a opinião de quem mais entende do assunto, elas estão acostumadas a organizar casamentos em qualquer dia e falam com propriedade no assunto:

      “Eu sempre imaginei e pensei que casar aos domingo tinha algumas características específicas, como: ser um almoço ou brunch e precisa terminar cedo. Nunca fui de pensar em regras para qualquer tipo de casamento, mas ao pensar no domingo, esse estereótipo vinha a tona. Não era factível para mim fazer uma festa animada, que fosse talvez, madrugada a dentro porque não imaginava os convidados aderindo a esse tipo de situação e tendo que trabalhar cedo no dia seguinte, iniciar a semana de trabalho.

      Mas, tudo que estamos vivendo agora veio pra me mostrar e para nos mostrar como é possível sim celebrar qualquer dia! Veio pra mostrar que os trabalhos serão mais flexíveis, que as pessoas serão mais flexíveis e que casamento não precisa ter um dia exato da semana para acontecer. Agora ficou tão claro para mim que domingo além de ser um dia gostoso pra se casar com um almoço, pode sim ser um dia delicioso no final de tarde, seguido de jantar e festa sim. Afinal, tudo pode e agora somos mais livres para aceitar.”

      Roberta Canuto – Casa de Dois Assessoria – @casadedoisSite

      “ Fazer uma cerimônia no domingo pode ser lindo, agradável, econômico, charmoso e sofisticado! Eu mesma casei em um domingo e posso afirmar que ele não deixa a desejar para nenhum outro dia! Casar em um domingo pode ser mais incrível do que você imagina, acredite!  Tem festa sim, animação, luz do dia que resulta em fotos mais lindas, e todos reunidos em um dia que é bem charmoso. Quando você casa, é fato que independente do dia da semana, este será um dos seus dias mais felizes.”

      Samantha Cooley – Noiva Tranquila Assessoria@noivatranquilaassessoriaSite

      “Casamentos que acontecem aos domingos pra mim tem cara de almoço na casa da avó, família toda reunida, muita risada, muito papo, ou aquele churrasco com amigos, aquele que você junta só os mais próximos pra comer bem, e matar as saudades.

      Pra mim casamentos aos domingos são mais leves, mais relaxados, normalmente acontecem mais cedo e portanto tem a grande vantagem da luz do sol que eu amo. Muitas vezes a cerimonia não acontece na igreja, até porque muitas igrejas não realizam casamentos aos domingos, portanto ele é menos “formal”, menos engessado.

      Acho que ele é perfeito para aqueles casais que querem celebrar com cara de casa, mais descontraído, que leva em conta mais o reunir os amigos e família do que mostrar pro mundo que esta casando. Casais que querem que o seu casamento tenha a sua cara. Eu casaria domingo!

      Ale Loureiro Assessoria – @aleloureiroassessoria

      Casar domingo tem todo seu charme , frescor e um ar único de exclusividade.

      Os noivos  podem  investir em um almoço ao ar livre com um cardápio leve e fresco , num Brunch ou até no tradicional Bolo com Champagne que são eventos ultra charmosos !

      A luz para fotografia é ótima, e o tempo de retenção dos convidados na festa é muito maior, pois, os noivos optam por um evento diurno.

      Em alguns casos , é possível  uma negociação melhor com fornecedores e alguns espaço têm uma tarifa diferenciada para locação aos domingos.”

      Jah Eventos (Jamila e Karla)@jaheventos

      “Nós estamos acostumadas a realizar casamentos aos domingos!! A alegria, felicidade e animação dos noivos e convidados é a mesma que vemos em outros dias da semana. São festas que normalmente acontecem mais cedo e podem ter duração mais longa e são um charme.

      Numa festa de dia num domingo, o casal pode ter mais tempo para se divertir com os convidados em momentos como o coquetel e almoço e não só na pista de dança. Vemos cada vez mais como tendência casamentos aos domingos, temos certeza que será uma data cada vez mais valorizada!”

      Vida em Festa – Assessoria e Decoração de Eventos@vidaemfesta

      “Cada casal tem que pesar os pros os contras, mas vamos desmistificar alguns mitos.

      Casar é um momento especial e único. Convidamos pessoas especiais que fazem para de nossas histórias para celebrarem esse momento, então quem quer e gosta da gente com certeza vai dar um jeito de ir.

      Hoje em dia os noivos enviam “save de date “ e mandam o convite com antecedência, então o convidado tem tempo suficiente para se organizar e ir. 

      Está bom, segunda feira é dia de trabalho, mas por um grande amigo/a, pessoas queridas, você pode ir trabalhar mais cansadinho né. Pode também se programar para tirar essa segunda feira de folga.

      Casar domingo possibilita ter mais flexibilidade na escolha das datas disponíveis. Por não ser um dia tão concorrido vocês têm a possibilidade de conseguir negociar melhor e obter ótimos descontos.

      Sabe aquele fotógrafo ou fornecedor que vocês querem muito e não tem datas disponíveis e/ou tem valores que estão acima do seu budget?? Bingo!! Como é um dia com menor demanda, provavelmente conseguirão uma ótima negociação.

      E com essa economia vocês podem investir em outros itens, caprichar mais na lua de mel, enfim, vejo muitas vantagens.

      Sua decoração pode ser linda com grau de complexidade menor por conta do tempo de montagem mas isso é o charme ao meu ver. O menos é mais!

      As fotos… ficarão incríveis com a luz do dia, ao entardecer e depois a noite!

      Sem contar que é chique demais se casar em um domingo. Puro charme e autenticidade! Casar domingo pode ser uma experiencia incrível!”

      Bel Benkler Eventos – @belbenklereventos

      “Já começo dizendo que casar no domingo é tudo de bom!!

      Existe um receio dos casais em não terem uma festa tão animada, não tão bacana quanto no sábado… mas nós, que trabalhamos com casamentos sabemos que quem faz a festa animada, que quem faz a festa ser um sucesso é o casal, e somente eles. Se o casal não curtir a própria festa, os convidados também não irão curtir.

      Já fiz casamentos no domingo, durante o dia, que foram bem mais animados que outros que acontecem no sábado noite à dentro. Alguém explica? Pra mim é isso, a vibe do casal conta 100%.

      É claro que, para quem vai casar em um local que exija uma logística maior, a sexta ou sábado acabam sendo melhor, mas se o casal não tem essa questão, podem casar no domingo com toda tranquilidade. E ahh, tem um plus, o domingo é bem mais barato que o sábado… para os casais que estão com o budget mais curto, casar no domingo é uma ótima estratégia para reduzir a planilha de custos.”

      Samira Lima – Nosso Dia Assessoria@_nossodiaassessoria

      E agora, que dia eu faço meu casamento?

      Se você nunca cogitou se casar no domingo, estão aí alguns motivos para repensar e considerar essa opção. Garanto que não deixa nada a desejar em relação às datas mais tradicionais!

      Quer fazer seu casamento diferente em 2021? Entre em contato que lhe darei os melhores caminhos para começar a planejar seu casamento.

       Confira as vantagens de se casar no domingo 
      Compartilhe no Pinterest
      Open chat