fbpx
MENU

Hoje em dia não tem como falar em casamento sem falar do Pinterest, então vamos falar sobre essa ferramenta e você vai se surpreender como ela pode te ajudar na hora de organizar seu casamento.

Vira e mexe, nos posts de dicas aqui do site, dou a sugestão para que você busque referências do que faz seu estilo, do que gosta mais, o que acha bonito e deseja para o seu casamento. O ato de salvar, pegar, guardar referências é útil para a definição dos diversos itens que envolvem a organização de um casamento

Antigamente, era comum recortar páginas de revistas para montar um mural ou uma pasta de referências. Depois, vieram as pastas no computador e no celular. Nos últimos anos, contamos com um recurso ainda melhor: o Pinterest — uma rede social de compartilhamento de imagens que tem justamente o propósito de ser uma ferramenta para garimpar referências. É possível ter ideias para absolutamente tudo em único lugar. Só com imagens de temas ligados ao universo do casamento são mais de 3 bilhões de inspirações.

 Já ouviu falar do Pinterest, mas não sabe muito bem como ele funciona? Neste post, você vai entender como usar o Pinterest para organizar casamento!

O que é Pinterest e como ele funciona?

Como expliquei anteriormente, o Pinterest é uma rede social para compartilhar imagens e ideias e pode ser usado via aplicativo ou site da web. Nele, você poderá salvar as ideias de penteados, vestidos de noiva, convites, decoração e até inspirações de fotografia para o seu casamento

O grande barato do Pinterest é poder organizar essas referências por pastas temáticas criadas por você. Essas pastas funcionam como gavetas e você pode ter uma para cada item do checklist do seu casamento

É possível seguir perfis do segmento, assim como fazer buscas por palavra-chave do que deseja ter inspiração. A plataforma identifica suas preferências e passa também a mostrar sugestões e imagens selecionadas conforme o tema casamento no seu feed. 

Outro recurso muito interessante e útil é que você pode compartilhar suas pastas com a sua assessoria e fornecedores.

Dessa maneira, fica muito mais fácil que eles compreendam o que você quer e trabalhem com opções dentro do que você almeja, alinhando expectativas.   

Eu, por exemplo, adoro ver as pastas que as noivas separam com referências relacionadas a fotografia de casamento, desta maneira consigo conhecer melhor as suas preferências e acaba sendo muito inspirador para mim no dia do casamento. Já tive ideias de fotos incríveis baseado nas referências separadas pelas minhas noivas.

 Como usar o Pinterest para organizar casamento

As referências de casamento no Pinterest 

As possibilidades são infinitas. As referências do Pinterest podem ser encontradas com muita especificidade. Quer inspiração de decoração de casamento no Pinterest com tulipas, por exemplo? Pode ter certeza de que ele vai te salvar! Veja algumas opções do que você pode buscar para ter ideias para casamento: 

  • Tipos de penteados e maquiagem 
  • Vestido de casamento
  • Lembrancinhas
  • Ideias para convite de casamento
  • Inspirações para a decoração 
  • Referências para a paleta de cores e identidade visual
  • Inspirações de fotografia

O Pinterest também pode ser uma ótima ferramenta para quem deseja produzir algo para o casamento, como uma lembrança especial, por exemplo. A rede é repleta de ideias de DIY (Do it yourself — ou Faça você mesmo).

Veja abaixo um exemplo de como você pode organizar suas pastas no Pinterest.

 Como usar o Pinterest para organizar casamento
Pinterest Danilo Siqueira

Mini tutorial para começar a usar o Pinterest

Usar o Pinterest é muito intuitivo, mas vou dar algumas dicas iniciais para quem ainda não está familiarizado com a plataforma.

  1. Crie seu perfil em Pinterest.com
  2. Configure sua conta com suas informações, coloque uma foto de perfil e escolha o idioma português caso ele não seja ativado automaticamente.
  3. Clique no ícone do seu perfil, que fica no canto superior direito da página, para ir para a sua home aonde ficam os seus pastas (boards)
  4. Crie suas primeiras pastas de assuntos que você gostaria de salvar.
  5. Agora é só começar a navegar pelo site e começar a salvar as coisas que te interessam. Na hora de salvar lembre sempre de selecionar a pasta que você criou relacionada ao assunto.

Como criar Pins (salvar imagens)

Se você clicar no ícone do Pinterest (home), no canto superior do lado esquerdo, você vai para o seu feed. Lá você vai encontrar as imagens que o Pinterest indica pra você conforme os seus interesses. Ou se você clicar em SEGUINDO você vai ver somente as imagens salvas pelas pessoas que você segue.

Você também pode usar o campo de busca para procurar por assuntos do seu interesse.

Ao passar o mouse sobre uma imagem você vai ver um botão para selecionar a pasta de destino e o botão salvar. Essa é a maneira mais simples para começar a salvar as referências do seu casamento.

Ao clicar em uma imagem, ele vai ampliar a imagens mostrando todas as informações sobre ela e de onde ela veio. Quando estiver associada a um site, ao clicar na imagem você será direcionada para o site que está relacionado ou linkado com aquela imagem.

Existem diversas maneiras de criar um Pin (salvar uma imagem). A que falei anteriormente é a mais comum já que você apenas salva imagens que já estão na plataforma. Mas você também pode criar os seus próprios Pins.

Criando seus próprios pins

Você pode enviar uma imagem direto do seu computador ou do seu celular, ou ainda pode salvar imagens que encontrar em qualquer site na internet.

Alguns sites, principalmente blogs de casamentos, usam um plugin para incentivá-lo a salvar as imagens que estão no site. Ao passar o mouse sobre uma imagem aparece o ícone do Pinterest ou um ícone com a palavra salvar, exatamente como tem aqui no meu site. Experimente, passe o mouse sobre uma foto que você vai ver esse ícone, e ao clicar nele poderá salvar a imagem em uma de suas pastas.

Para casos de sites não tenham essa função disponível, e que você gostaria de salvar imagens, você ainda pode instalar uma extensão no seu navegador para que ele habilite salvar qualquer imagem na página que você estiver navegando.

Cliquei aqui para baixar essa extensão para o seu navegador favorito.

Como você pode ver, agora não tem desculpa para não salvar as referências do seu casamento.

Você também pode fazer tudo isso pelo aplicativo do Pinterest para celular, os caminhos são um pouco diferentes mas no fim das contas é a mesma coisa. Faça o download do aplicativo e divirta-se com o seu mais novo vício. Sim, você vai ficar viciada nisso, cuidado!

Dicas ao utilizar o Pinterest para organizar seu casamento

O que eu recomendo é que as referências do Pinterest sejam utilizadas como ponto de partida. Assim, elas irão determinar o que tem mais a ver com o seu estilo e o estilo que deseja para o seu casamento, mas é importante que você não se prenda demais a elas. 

É interessante ser flexível e estar aberta para outras ideias e possibilidades que poderão surgir. Caso contrário, se algo não ficar exatamente como na imagem de referência que escolheu, você pode se frustrar. O ideal é que elas sejam mesmo inspirações, assim você terá um melhor resultado. 

Outro ponto é manter o foco. Se decidiu por um casamento no campo, por que buscar referências de casamento na praia? Se a sua opção é um casamento diurno, qual o sentido de salvar imagens de casamentos realizados à noite? Ao selecionar referências de tudo, você poderá se confundir, confundir seus fornecedores e se perder nas inspirações.

Se ainda não tem um perfil no Pinterest, faça um logo e já comece a criar suas pastinhas de ideias para o grande dia. E não deixe de me seguir lá também! #ficaadica 

Experimente salvar as primeiras imagens daqui mesmo, você pode compartilhar esse post, por exemplo, compartilhando essa imagem logo abaixo.

Divirtam-se!

 Como usar o Pinterest para organizar casamento
Compartilhe esse post no Pinterest
Open chat